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Finanças

Inadimplência zero é possível?

Diversos fatores podem levar à inadimplência. O desemprego, o descontrole financeiro e as compras desenfreadas são alguns dos motivos evidenciados em pesquisas realizadas pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil durante o ano de 2018.

Para alcançar o tão sonhado índice de inadimplência zero é necessário ter uma boa análise de cobrança de crédito e entender primeiro o que é, quais os erros mais comuns quando se trata de cobranças e como um plano de ação pode fazer com que a sua inadimplência seja mais baixa.

O que é a inadimplência

O estado de inadimplência acontece quando alguém não cumpre com as responsabilidades financeiras que assumiu.

Dessa forma, quem parcela em prestações, mas não paga até a data estipulada pelo vendedor, é considerado inadimplente.

Não permita o crescimento no saldo negativo da sua empresa e antecipe-se com a adoção de uma sistemática prática e eficiente de controle.

Erros mais comuns no processo de cobrança

  • Um dos principais motivos é, não existir um controle recorrente sobre os pagamentos.
  • Deixar o processo de cobrança sem uma equipe dedicada a esse setor.
  • Não personalizar o serviço a fim de oferecer um atendimento diferenciado ao cliente.
  • Não utilizar ferramentas adequadas para recebimento de cobranças, como por exemplo, implementar a régua de cobrança.
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Construa um plano de ações para evitar a inadimplência

Esse processo é separado em estágios. E começa bem antes da fatura vencer. Confira algumas dicas que podem fazer a diferença nesse processo:

  • Cobrança pré-vencimento;
  • Procure saber mais sobre o consumidor;
  • Construir a régua de cobrança do seu negócio e implementar o processo com o time envolvido diretamente;
  • Começar o processo de lembrete da cobrança pré-vencimento para os clientes com histórico de inadimplência;
  • Se possível, dedicar uma pessoa do time financeiro responsável somente pelos processos de cobrança para centralizar as informações, o ponto de contato e a gestão dos indicadores.

Ter uma boa conversa com o cliente inadimplente pode ajudar a resolver a dívida de forma mais simples. Procure entender o lado do consumidor com empatia.

O relacionamento com o cliente precisa ser sempre positivo e construtivo, mesmo nos casos de cobrança.