Por que usar uma plataforma de gestão de cobrança na sua instituição de ensino?
Assim como diversos em setores do mercado, a inadimplência também afeta as instituições de ensino. E este é um problema que tem crescido consideravelmente, causando sérias dificuldades às instituições.
Fazer uma gestão de cobrança se torna um ponto fundamental para manter a instituição em funcionamento. Pois, manter a saúde financeira das instituições de ensino é um grande desafio, e o fator mais desafiador é a inadimplência.
Por isso, podemos dizer que as mensalidades em atraso impactam diretamente no fluxo de caixa e no planejamento financeiro das escolas.
Sendo assim, buscar soluções que diminuam esse impacto se torna algo constante para as instituições de ensino.
A sua instituição está enfrentando problemas com alunos inadimplentes? Então, confira esse artigo e descubra como a tecnologia da gestão de cobrança pode ser sua aliada!
Como reduzir a inadimplência nas instituições de ensino com a gestão de cobrança?
O termo inadimplência é muito forte, sério e preocupante. Esse fator por ser capaz de não só comprometer o fluxo de caixa, mas também de levar instituições de ensino à falência.
Portanto, pesquisar métodos para a redução da inadimplência é uma medida urgente.
Mas, o lado bom é que já existem alguns meios que ajudam a reduzir o número de clientes devedores de maneira eficiente, simples e sem burocracia, como alguns softwares que fazem gestão educacional e de cobrança de maneira automatizada.
Veja abaixo quais são as opções:
1) Automação educacional
A maioria dos centros de ensino do país já utilizam sistemas inteligentes de automação educacional que, além de oferecer todo o apoio e organização acadêmica, também auxiliam as instituições no faturamento e controle das cobranças.
Algumas plataformas de automação educacional oferecem:
- Controles de contas a pagar;
- Contas a receber;
- Fluxo de caixa;
- Geração e baixa de boletos bancários.
Permitindo assim, o melhor gerenciamento sobre as finanças e um foco maior nos alunos inadimplentes.
2) Terceirização do serviço de gestão de cobrança
Essa dica ajuda muito na redução da inadimplência. A contratação de empresas terceirizadas de recuperação de crédito se encarrega de manter contatos constantes com alunos devedores.
Buscando assim, a efetivação do pagamento em aberto ou até mesmo a negociação dos débitos por meio de descontos e facilidades de pagamento, sempre visando a redução dos alunos devedores.
As empresas que prestam esse tipo de serviço, contam com a ajuda de ferramentas corretas e pessoas capacitadas. Bem como, de estratégias avançadas para a redução dos índices de inadimplência.
3) Realização de campanhas para quitação de débitos
Outra possibilidade para redução do número de inadimplentes consiste na realização de campanhas especiais de quitação. Com a finalidade de, permitir a renegociação de débitos antigos com desconto e, se possível, o parcelamento ou outras facilidades para o aluno.
Este tipo de campanha incentiva os devedores a procurar acertar os pagamentos em atraso. Além, de aproveitar as condições especiais oferecidas para quitação dos débitos.
Como proteger as instituições de ensino da inadimplência?
Qualquer empresa está sujeita a ter clientes inadimplentes. Por isso, é preciso além de negociar, saber como se planejar para manter o equilíbrio financeiro.
Portanto, veja o que possível fazer para manter esse equilíbrio:
1) Tenha fundo de emergências
É importante estar preparado para os momentos mais difíceis financeiramente. Portanto, construa uma reserva de emergência. Para que assim, a instituição consiga se manter em funcionamento, sem perder a qualidade do ensino e sem precisar contrair dívidas ou empréstimos. Sobretudo nos meses com maiores indicadores de inadimplência.
2) Tenha controle completo sobre as contas a pagar e a receber
Saber controlar as despesas é fundamental para manter as contas em dia. Tanto para as contas a pagar quanto a receber, além das receitas da instituição, um sistema de gestão e automação educacional pode ser o braço direito para esse controle.
Ao conhecer todas as despesas e receitas, a gestão financeira torna-se muito mais simples e assertiva. Então, consegue auxiliar no planejamento financeiro e evitar imprevistos indesejáveis.
3) Reduza gastos desnecessários
Um exercício para os gestores das instituições é identificar os desperdícios de recursos e pontos que podem ser otimizados. Gerando assim, mais economia, a fim de melhorar a gestão de recursos financeiros. Ao mesmo tempo, reduzir os impactos negativos da inadimplência.
Tudo isso pode ser uma consequência positiva do acompanhamento das despesas lançadas no contas a pagar e receber.
Com as despesas reduzidas e planejamento baseado em um bom sistema de automação educacional, as instituições de ensino conseguem melhorar seu fluxo de caixa. E, dessa forma, suportar melhor a inadimplência.
4) Conheça a margem média dos inadimplentes
Construa um relatório e retenha informações que contribuam para que seja possível conhecer uma margem média de inadimplentes.
Pois, essa margem, poderá passar a ser considerada no planejamento financeiro da instituição de ensino. E, certamente, como base de tomada de decisões para tirar a sua instituição do vermelho.
Por que contar com uma plataforma de gestão de cobrança?
Uma plataforma de gestão de cobrança para a sua instituição de ensino pode ser a peça-chave para retomar o controle financeiro do negócio.
Com a ajuda de ferramentas automatizadas é possível oferecer a seus alunos uma solução digital completa, fácil e segura para negociações e pagamentos de valores para que todos mantenham suas contas em dia.
O aluno pode fazer pagamento pelo computador, celular ou tablet com toda a segurança das transações. E mais, ele recebe comunicação personalizada. Seja por SMS ou e-mail para pode tirar suas dúvidas e fazer negociações.
Você já deve estar se perguntando como e onde é possível fazer tudo isso? Pois, então, com o Pagou Fácil.
A nossa plataforma online de gestão de cobrança, pode ajudar a sua instituição de ensino na cobrança de alunos inadimplentes de maneira 100% segura e sem burocracia.
Sabe o que é melhor? A instituição não paga mensalidade para a plataforma, e sim, só pelo sucesso.
Como funciona o Pagou Fácil para instituições de ensino?
No Pagou Fácil você escolhe como receber os pagamentos da sua instituição de ensino, o desconto que quer oferecer e por qual canal falar com o seu aluno inadimplente.
Portanto, nós fazemos do seu jeito e como ficar melhor para os seus alunos. Confira um pouco dos nossos processos:
- Verificamos se a sua base de clientes possui contatos válidos;
- Enviamos e-mails e SMS personalizados com a sua marca;
- Desenvolvemos as melhores estratégias para recuperar o seu crédito;
- Oferecemos o melhor relacionamento pelo canal de preferência do seu cliente.
O fluxo de caixa da sua instituição pode ser equilibrado com a nossa ajuda e de maneira rápida e fácil.
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