Inadimplência no Varejo
Finanças

Como minimizar a inadimplência no varejo?

O que fazer para minimizar a inadimplência no varejo? Confira 6 dicas rápidas que irão ajudar o seu negócio a recuperar o fluxo de caixa,

A inadimplência no varejo está em alta em 2022, segundo um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que quatro em cada dez brasileiros adultos (38,45%) estavam negativados em abril de 2022 – o equivalente a 61,94 milhões de pessoas.

No último mês, o volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 5,59% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com base nos dados disponíveis em sua base, que abrangem informações de capitais e interior de todos os 26 Estados da federação, além do Distrito Federal, a CNDL e o SPC Brasil informam que a variação anual observada em abril deste ano ficou abaixo da observada no mês anterior.

Então, na passagem de março para abril, o número de devedores cresceu 0,46%.

Com esses números alarmantes, podemos dizer que a inadimplência ainda é uma realidade bastante dura para muitos varejistas brasileiros.

Já que eles precisam lidar diariamente com imprevistos no que se refere ao recebimento de vendas realizadas.

Por isso, o combate contra a inadimplência no varejo exige não só técnicas e processos, mas também de ferramentas capazes de auxiliar nessa questão e evitar graves consequências futuras para o fluxo de caixa da empresa.

 

Confira 6 dicas de como minimizar a inadimplência no varejo

1) Planeje ações de cobrança

Uma das ações mais eficientes para combater a inadimplência é planejar ações de cobrança.

São procedimentos simples, previsíveis e sequenciais para diminuir as chances do não pagamento de dívidas, além de possibilitar as previsões de pagamento por parte de um cliente devedor.

Basicamente, essas ações determinam a periodicidade de uma cobrança, bem como os meios que elas devem acontecer.

Veja um exemplo abaixo:

  • Até o 4º dia de atraso: uma tentativa de ligação telefônica por dia;
  • Do 5º ao 10º dia de atraso: uma tentativa de ligação telefônica por dia, envio de notificações por e-mail e/ou SMS;
  • Do 10º ao 20º: uma tentativa de ligação telefônica por dia, envio de notificações por e-mail e/ou SMS informando sobre o risco de negativação nos serviços de restrição de crédito, Serasa ou SPC;
  • A partir do 21º dia: negativação do cliente junto ao Serasa e SPC, além da comunicação do ocorrido e os meios de resolução.

Essas ações permitirão mais organização no processo, considerando que o número de clientes inadimplentes poderá fugir facilmente do controle, dependendo do tamanho da carteira de clientes da sua empresa.

Além disso, uma ação bastante eficiente são os avisos de vencimento, que consistem em enviar lembretes ao cliente sobre uma fatura que está próxima do vencimento.

Em muitos casos, a inadimplência ocorre por falta de organização desse cliente, que simplesmente esquece do débito a ser pago.

Portanto, um simples lembrete é capaz de evitar esse tipo de situação indesejada.

Leia também: Régua de cobrança: como funciona?

 

2) Conte com apoio de uma consulta de automação comercial

Mais um ponto fundamental para a luta contra a inadimplência é a automação comercial na empresa.

A automação comercial permite uma consulta rápida como por exemplo, o SPC e o Serasa, que conseguem validar a capacidade de pagamento de uma dívida por parte do consumidor – ou identificar negativações existentes.

Pois, uma vez identificada uma situação comprometedora, fica a cargo do vendedor oferecer opções viáveis para pagamento ou, simplesmente, cancelar a negociação.

É claro que uma inadimplência ainda pode acontecer com clientes bem avaliados historicamente.

Mas, de qualquer forma, qualquer risco evitado é uma vitória na hora de manter a saúde financeira do negócio.

 

3) Mantenha um canal de comunicação ativo com o consumidor

Manter os canais de comunicação com o consumidor sempre estreitos é uma forma de combater calotes em qualquer empresa.

Nesse tópico, a ação recomendada é conseguir o maior número de informações que possibilitem o contato direto com o dono da dívida.

Sejam números de telefones fixos, celulares, endereços de e-mail ou residenciais e até o WhatsApp da pessoa.

Além de facilitar uma eventual cobrança direta, os canais de comunicação também são importantes para encantar clientes e criar um vínculo de relacionamento.

Pois, muitas vezes, um contato bem próximo vai fazer com que o cliente inadimplente dê prioridade de pagamento para sua empresa.

Do mesmo modo que a comunicação precisa ser eficiente, o mesmo deve acontecer do outro lado.

Pois, pode acontecer de um cliente queira fazer contato, seja para negociar uma dívida ou tirar dúvidas sobre pagamentos.

Por exemplo, uma equipe especializada precisa estar preparada para atendê-lo da melhor forma.

 

Finanças na empresa

 

4) Ofereça diversos meios de pagamento

Muitas lojas ainda oferecem o famoso “carnê” que é um meio de pagamento em que o cliente possui um papel de controle sobre seu pagamento.

E assim, o negócio oferece parcelas sem juros, dependendo apenas da inclusão no SPC e/ou SERASA.

No entanto, se o cliente não pagar o carnê em dia, a empresa precisa arcar com custos com colaboradores que realizam a cobrança e o custo cobrado pelos órgãos de regularização financeira.

Mas, hoje em dia existem maneiras mais seguras de prevenir a inadimplência no varejo. Como:

  • Cartões de crédito/débito,
  • À vista em dinheiro ou,
  • Com o novo meio de pagamento Pix que realiza transferência instantânea e sem taxa para o consumidor.

Por isso, o indicado é utilizar de meios de pagamento em que a loja não sairá no prejuízo e nem terá risco de ter que lidar com a inadimplência.

 

5) Faça um controle da documentação fiscal

Uma forma de comprovar e assegurar a compra do consumidor é através do preenchimento correto da documentação fiscal no varejo.

Hoje em dia os órgãos fiscais estão se prevenindo cada vez mais através de leis e regulamentações, como a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados).

Por isso, não deixe de fazer uma Ordem de Serviço (OS) caso o seu negócio ofereça serviço ao invés de produtos, descrevendo todos os processos que foram feitos e assim evite a inadimplência por questões judiciais.

Além disso, é essencial estar de acordo e sempre atualizado com o código do consumidor, realizando até contratos em casos de compras maiores e específicas, como em caso de uma venda com um desconto maior do que costuma ofertar.

 

6) Conte com a ajuda de um sistema de gestão para minimizar a inadimplência no varejo

Por fim, a adoção de um sistema de gestão para diminuir a inadimplência é fundamental para manter a saúde financeira da empresa em dia.

Seja para controlar os pagamentos futuros ou identificar os casos de vencimento, é importante ter um software auxiliando nas situações de cobrança para, dessa maneira, permitir ações pontuais em cada uma delas.

Ainda nesse caso, também existem empresas que simplesmente esquecem de cobrar faturas vencidas por falta de organização ou de soluções que evitem o erro humano.

Sendo assim, o sistema de gestão permite mais economia de tempo para a equipe de cobrança, além de um controle mais eficiente sobre a condução da régua.

Portanto, essas ações conjuntas – entre outras apresentadas no artigo – certamente serão essenciais no combate da inadimplência como um todo.

 

Conheça o Pagou Fácil, um sistema de gestão de cobrança que ajuda a minimizar a inadimplência no varejo

O Pagou Fácil é uma empresa especializada em gestão de cobranças. Uma solução digital completa, fácil e segura, com o propósito de facilitar negociações de contas em atraso.

Assim, oferecemos uma plataforma de gestão completa para fazer a cobrança online e automatizada de clientes inadimplentes no varejo.

Aliás, com a nossa ferramenta você escolhe como receber os seus pagamentos, o desconto que quer oferecer e por qual canal falar com os seus clientes.

Confira mais alguns dos nossos principais benefícios:

  • Emissão ilimitada de cobrança;
  • Sem fidelidade mensal;
  • Cobrança via e-mail e SMS;
  • Contato personalizado;
  • Plataforma 100% segura.

Além dessas vantagens, oferecemos diversas formas de pagamentos para os clientes. Confira: