régua de cobrança
Finanças

Régua de Cobrança para evitar a inadimplência

Os pagamentos recorrentes trouxeram às empresas a necessidade de buscar formas mais eficientes no combate à inadimplência. E com o objetivo de reduzir o número de clientes que não pagam pelo serviço existe a régua de cobrança, que vai auxiliar a implementar um ciclo de cobranças mais claro e eficiente.

Seja por e-mail, SMS, whatsApp, separamos aqui 3 estratégias essenciais para montar a sua régua de cobrança. Mas precisamos entender mais como funciona a régua de cobrança.

O que é régua de cobrança e como funciona

O conceito de régua de cobrança é bastante simples. Ela funciona como uma espécie de cobrador automatizado, que funciona tanto como ação preventiva, como para uma cobrança de débito já em atraso.

Para entender as réguas de cobrança de forma mais clara, é preciso ter em mente quais as formas de comunicação que você já tem hoje. As mais comuns e bastante utilizadas no mercado são: telefone, e-mail e SMS.

Partindo desse ponto, é necessário criar uma espécie de caminho que o cliente deve passar ao longo do tempo que vem antes do vencimento de seu débito e após o vencimento.

A sua régua pode ser desenhada da seguinte forma:

fundo azul, 5 icones em uma régua de cobrança

3 processos essenciais para criar uma régua de cobrança

1. Tenha um sistema de régua de cobrança automático

Um sistema de régua de cobrança automático garante que o seu cliente vai receber e ser lembrado da cobrança, independente de um serviço de ligação. Utilizar um sistema que envia a cobrança 10 dias antes do pagamento e relembra o cliente de que o pagamento está se aproximando potencializa as possibilidades de efetivação de pagamento e diminui o tempo da sua equipe na cobrança.

2. Utilize diferentes canais para se comunicar com o cliente

Telefone é um canal que traz resultados de forma rápida, principalmente no reagendamento de pagamentos. Porem é um meio um tanto quanto invasivo e cada vez mais deixado em desuso.

Entretando, canais de comunicação como Email, WhatsApp e SMS são serviços de baixo custo e de fácil automatização. Que atingem um alcance maior entre os clientes. Então é pouco provável que o devedor deixe de notar uma mensagem alertando para uma parcela em atraso.

3. Fique de olho na faixa de atraso

As medidas incluídas em uma régua de cobrança devem depender bastante também da faixa de atraso em que os clientes estão.

É muito importante adaptar tanto a forma de cobrança quanto a linguagem utilizada em cada caso. Quando se trata de um aviso prévio ou em casos onde já existe certo atraso. É sempre bom cuidar para que não pareça uma cobrança e sim um tom mais amigável.

Com a Régua de Cobrança a cobrança não vai mais cair no esquecimento.  Não vai mais ter aquela desculpa de “quando sobrar algum tempo eu cobro os inadimplentes” graças ao seu serviço automatizado.

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