o que é inadimplência
Educação financeira

Você sabe o que é inadimplência? Nós te explicamos como ficar no verde!

Saber o que é inadimplência é o primeiro passo para uma vida financeira mais tranquila. Entenda o conceito e como se livrar da inadimplência na prática. 

A inadimplência já estava presente na vida de grande parte dos brasileiros, mesmo antes do aumento recente de preços nos itens de supermercado e combustível. Segundo levantamentos da CNC, a proporção de famílias com dívidas no país alcançou 71,4% do total, em julho.  

Entretanto, ainda que os conceitos tenham relação, ter uma dívida não significa, necessariamente, estar inadimplente. Todos esses detalhes nós vamos te explicar a seguir! Confira com atenção o que é inadimplência e anote todas as dicas para ficar no verde. 

Boa leitura! 

 

O que é inadimplência?

A inadimplência acontece quando uma pessoa não honra o pagamento de uma dívida que possui em aberto com um estabelecimento ou instituição financeira. Por exemplo: 

  • Se você foi a uma loja de automóveis e comprou um veículo em 36 parcelas, significa que você possui uma dívida. Ou seja, a sua dívida é o valor em aberto dessas 36 parcelas a vencer. Se você conseguir pagar todas as parcelas em dia, mesmo tendo a dívida você não será uma pessoa inadimplente.
  • Agora, vamos imaginar que você foi até a loja de automóveis, comprou o veículo na mesma condição em 36 parcelas, mas teve um imprevisto e está com 5 parcelas em atraso. Nesse caso, além da dívida você também está inadimplente. 

Sendo assim, mesmo tendo uma dívida você pode ser um consumidor adimplente, ou seja, que está com todos os seus compromissos em dia. A inadimplência só ocorre quando há um valor devido que está em atraso – provavelmente gerando multas e/ou juros sobre o valor original. 

Agora que você já sabe o que é inadimplência, vamos te explicar todas as consequências que isso pode acarretar em sua vida financeira. 

 

O que acontece quando estou inadimplente?

O conceito de inadimplência é um só, ou seja, diz respeito ao não pagamento de uma dívida. Entretanto, existem diversos “níveis” de inadimplência que podem acarretar diferentes restrições para o/a consumidor/a. 

Valor falar um pouco melhor sobre cada um deles. 

 

Restrição com a empresa credora 

Uma das primeiras restrições que o consumidor pode sofrer quando fica inadimplente é com a própria empresa credora, ou seja, a instituição para a qual está devendo determinado valor. 

Quando uma pessoa fica inadimplente com um cartão de crédito, por exemplo, ela tem a chance de realizar acordos e parcelamentos.

Entretanto, se ficar inadimplente por um tempo maior, é comum que o cartão de crédito seja desabilitado no nome da pessoa.

Dessa forma, essa pessoa não conseguirá mais utilizar o cartão para novas compras.

O exemplo do cartão de crédito foi um caso, mas diversos outros tipos de estabelecimentos podem praticar a restrição ao consumidor inadimplente. 

 

Acúmulo de juros que fazem a dívida crescer

Se você não cumpre o pagamento de uma dívida, o valor pode ser acrescido de multa e juros, que se acumulam conforme o atraso aumenta. 

Nesse contexto, a consequência disso é que muitas pessoas ficam inadimplentes pelo atraso de determinado valor que, com o passar do tempo, acaba se tornando muito maior e difícil de pagar, por conta do acúmulo de juros. 

Para se precaver, fique de olho nos tipos de financiamentos, dívidas ou valores parcelados que possui.

Alguns tipos possuem juros muito mais altos, como é o caso do “cheque especial”, que é quando utilizamos aquele valor dado pelo banco como limite da conta. 

Esse tipo de crédito possui um dos juros mais altos do mercado, portanto, pode se tornar um valor muito mais alto do que a quantia original que você utilizou. 

 

Negativação do nome

Muito provavelmente você já ouviu alguém dizer que ficou com o “nome sujo”. Isso é como as pessoas denominam, popularmente, quem está com o nome negativado em algum órgão de proteção ao crédito. 

Ao ficar inadimplente, é importante saber que o estabelecimento ou instituição financeira credora pode negativar seu nome em algum órgão de proteção ao crédito. Isso pode comprometer o seu score de pessoa física, funciona como uma pontuação de seu histórico de pagamentos. 

É importante que saiba que quanto mais alto o score, mais fácil conseguir financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, etc. Em contrapartida, quanto menor for sua pontuação, mais difícil será seu acesso a qualquer um desses produtos financeiros. 

Agora que viu as três principais consequências de ficar inadimplente, vamos te mostrar como abandonar esses problemas e ficar no verde!  

 

Como sair da inadimplência e ficar no verde?

Sabemos que, na maioria dos casos, as pessoas não se tornam inadimplentes por quererem. Alguns imprevistos financeiros acontecem e, caso você não tenha nenhuma reserva de emergência, pode ficar em atraso com as contas do mês. 

Por isso, se você ainda não está inadimplente, nossa dica para que não se torne é planejamento. Sabemos que a teoria é mais fácil, porém, o planejamento é a chave para alcançar qualquer objetivo, principalmente os financeiros. Sendo assim: 

  • Tenha uma planilha de todas as suas contas e registre todos os seus gastos por categoria. Assim, quando um mês ficar mais apertado, você conseguirá visualizar facilmente onde está mais fácil de economizar.

  • Evite gastos altos com cartão de crédito. Caso prefira utilizar o cartão para acumular pontos ou milhas, planeje uma quantia máxima que pode utilizar por mês. 

Agora, caso você já esteja inadimplente, separamos dicas para você sair dessa também. A primeira delas é fazer uma planilha com todas as suas contas (em dia e em atraso).

Olhe para todas as suas pendências e tenha o valor exato/data de vencimento de cada uma.

Lembre-se: a falta de organização é o primeiro inimigo da vida financeira equilibrada. 

 

Planilha para controle pessoal

 

Em seguida, analise quais contas possuem as maiores taxas de multas ou juros, caso precise parcelar alguma delas. Priorize sempre o pagamento de serviços básicos como moradia, água, luz, telefone e outros itens que podem comprometer o seu bem-estar. 

Busque sempre pela negociação de suas dívidas. Isso porque, além de conter os juros por atraso, a negociação, em muitos casos, ajuda a retirar seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

Assim, mesmo tendo a dívida em seu nome, você se mantém com o nome limpo.

 

Conheça o Pagou Fácil 

Por último, agora que já entendeu todos os detalhes sobre o que é inadimplência, não poderíamos deixar de te indicar o Pagou Fácil. 

O Pagou Fácil é uma plataforma de negociações online com as melhores condições para negociar e pagar suas dívidas. Tudo online, sem sair de casa ou precisar realizar ligações.

É só clicar aqui e conferir agora mesmo todas as condições disponíveis para você.