educação financeira nas escolas
Finanças

Pagou Fácil e parceiros promovem projeto de Educação Financeira nas escolas

Projeto de Educação Financeira nas escolas em parceria com a Prefeitura de Marília, Procon de Marília, Sebrae e CPFL tem o objetivo de levar aos alunos métodos para utilizar o dinheiro com planejamento e disciplina

Segundo a Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF, 45% dos jovens entre 18 e 24 anos não sabem como administrar suas finanças e acabam caindo na inadimplência, porque muitos entram na facilidade do cartão de crédito sem conhecer suas tarifas, funcionalidades e quando percebem, estão endividados.  

Diante disso, percebemos a importância de os jovens aprenderem a lidar com questões financeiras e de economia doméstica desde a infância, que pode contribuir com que, ao chegar na vida adulta esses alunos consiga lidar melhor com as finanças pessoais, bem como auxiliar os membros de sua família a ter uma vida mais estável e tranquila. 

Então, em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Marília, Procon Marília e a CPFL Energia, o Pagou Fácil promoveu entre os dias 22 e 26 de agosto um Projeto de Educação Financeira para alunos de 12 e 13 anos da Escola Estadual Gabriel Monteiro da Silva.

As aulas foram ministradas pelo Professor Thiago Souza, que possui um instituto de educação financeira na cidade de Bauru. 

Além das aulas de 40 minutos que os alunos tiveram entre os dias 22 e 26/08, eles também receberam um livreto sobre a Educação Financeira. 

 

O objetivo do Projeto de Educação Financeira nas Escolas

O objetivo desse projeto foi alertar os alunos sobre a importância desse tema desde cedo e mostrar que eles podem caminhar até a idade adulta tendo noções básicas sobre planejamento e disciplina financeira.  

Durante as aulas foram apresentados métodos assertivos e lúdicos aos alunos do 7º ano do ensino fundamental. Com o objetivo de propagar a Educação Financeira em linguagem simples. Porém de grande efetividade, o que pode começar dentro de casa com soluções simples de economia.

O projeto também prevê questões de cunho empreendedor para estimular e mostrar aos alunos a importância de pensar no futuro. 

“Percebemos a importância de levar esse tema às escolas como forma de contribuir com que as crianças e os adolescentes, ao chegarem na vida adulta, consigam lidar com as finanças pessoais, bem como auxiliar os membros de sua família a terem uma vida mais estável e tranquila”, ressalta Eric Garmes, vice-presidente da Paschoalotto.

Guilherme Moraes, diretor do Procon Marília, destacou a participação no projeto:

“Para nós foi um grande prazer conceber e, junto com grandes parceiros, desenvolver um projeto de tamanha relevância como esse. Garantir um conhecimento financeiro é essencial para todos, mas ter a oportunidade desde o período escolar é um diferencial para crianças e adolescentes apresentarem mais consciência e criarem uma boa relação com o dinheiro”, diz.

 

Projeto Piloto do Pagou Fácil

Esse foi apenas o projeto piloto, após a realização na Escola Gabriel Monteiro da Silva. A nossa intenção é que o projeto de educação financeira também seja aplicado nas escolas municipais de Marília, ofertando aos alunos e seus familiares o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro. E, quem sabe, também espalhar esse pelo Brasil!

Aliás, a proposta é que, “A educação financeira não deve ser uma barreira e sim uma aliada que facilita o dia a dia, trazendo mais tranquilidade na tomada de decisão no âmbito familiar. Com a ampliação desse projeto para as escolas municipais, teremos a oportunidade de oferecer para um número maior de alunos, mecanismos para que se organizem e reflitam sobre como o gasto consciente pode impactar positivamente toda sua família”, destaca Eric Garmes.
 
Confira algumas fotos de como foi essa experiência entre os alunos, equipe do Pagou Fácil e o Professor Thiago: