Por que conceder descontos nas cobranças aos clientes?
Finanças

Por que conceder descontos nas cobranças aos clientes é uma boa estratégia?

Ao fornecer descontos nas cobranças feitas aos clientes, é importante ter algumas coisas em vista. Sua empresa deve estar disposta a fazer acordos! Renegociar a dívida e oferecer vantagens para o pagamento do valor devido fazem parte das práticas que estimulam a regularização das contas.  

Para isso, vale oferecer desde um desconto nas cobranças até um parcelamento maior da dívida. Essa postura amigável da empresa ajuda a mostrar que ela está disposta a negociar. Por isso, fornecer um acordo para o cliente deve estar entre suas estratégias de recuperação de crédito. 

Mas, antes que você possa achar isso arriscado, aqui vai uma dica. O importante durante essa negociação é encontrar um ponto de equilíbrio. Ou seja, entender como o recebimento justo dos valores devidos pode ser alinhado à manutenção do compromisso do cliente com o pagamento. Confira mais sobre esse assunto! 

Por que propor descontos nas cobranças a um cliente inadimplente? 

Antes de entender quais os melhores descontos nas cobranças ou propostas para negociar com o cliente, é preciso compreender qual a realidade dele. Caso ele possua uma renda muito baixa é muito provável que o pagamento não esteja sendo regularizado por causa disso. Outro fator que pode contribuir para isso são dívidas em outras empresas. 

Nesses casos de inadimplência, receber o valor total de uma única vez não é possível. Além disso, a cobrança excessiva e não personalizada pode causar um afastamento ainda maior do cliente. Isso acaba gerando um resultado oposto ao esperado. Por isso, propor descontos que representem um bom acordo financeiro pode ser a salvação! 

Além de contribuir para um melhor relacionamento entre sua empresa e o cliente, os descontos nas cobranças podem aumentar as chances do seu negócio recuperar parte significativa do crédito emprestado. Tanto se ele for uma pessoa física, como jurídica. E mesmo que o recebimento não seja rápido, obter uma negociação é uma forma de ter uma previsão de recebimento de receita. 

Mas, atenção: nada de sair concedendo descontos sem nenhum critério! Isso significa que, antes de oferecer qualquer possibilidade aos clientes inadimplentes, você precisa ter uma boa política de realização de acordos.  

Ofereça descontos, mas na medida certa 

É importante estar preparado para fazer acordos, mas sempre tendo em mente os fatores que podem estar causando o atraso nos pagamentos. A ideia é que a concessão de descontos nas cobranças se torne uma prática pontual, que não estimule novos casos de inadimplência. 

Para identificar qual a melhor forma de negociar com os clientes, verifique o histórico de cada um. Isso pode te ajudar a encontrar informações importantes sobre quais os melhores descontos para oferecer em cada caso.  

Dentro de uma negociação, conceder descontos nas cobranças pode, ainda, gerar outro efeito. A oportunidade de regularizar uma pendência com condições mais favoráveis cria um senso de urgência. Isso pode ajudar a estimular o cliente a aproveitar a ocasião e concretizar o pagamento, melhorando o retorno da atividade de cobrança.   

Oferecer descontos nas cobranças pode ser uma excelente estratégia para recuperar o crédito. Mas antes de colocar qualquer tipo de acordo em prática, verifique primeiro se ele não irá causar nenhum prejuízo ao seu negócio. 

Formas de oferecer acordos aos clientes 

Além dos descontos nas cobranças aos inadimplentes, existem outras formas de oferecer acordos na renegociação de dívidas com sua empresa. Entenda qual possibilidade mais se encaixa com a realidade do seu negócio e dos seus clientes. 

Descontos nas cobranças das dívidas 

Ofertas são sempre bem-vindas, ainda mais quando aplicadas às dívidas! Por isso, se for possível oferecer descontos nas cobranças dos clientes, essa iniciativa pode ser um fator decisivo na estratégia de recuperação de crédito. 

Procure entender a realidade de cada cliente e verifique qual porcentagem de desconto poderia ser mais atrativa a ele, sempre tendo como objetivo a regularização da pendência financeira. 

Flexibilidade na forma de pagamento 

Outra vantagem interessante que pode motivar seus clientes a efetuar a quitação das dívidas é a flexibilidade nas formas de pagamento. Muitas empresas acabam oferecendo somente a opção de regularização do débito em uma única parcela. No entanto, isso pode impactar significativamente o rendimento mensal dos clientes, fazendo com que eles acabem protelando o pagamento. 

Ao oferecer mais opções de formas de pagamento, como o cartão de crédito, parcelamento no boleto, ou outras, o cliente tem mais autonomia para decidir qual opção se encaixa melhor à sua realidade. Assim, ainda que não haja descontos nas cobranças, é possível que ele entenda essa proposta como uma boa oportunidade. 

Cobrança sem contato humano 

Uma alternativa que tem sido bastante explorada por vários tipos de negócios, especialmente as pequenas e médias empresas, é a cobrança sem o contato humano. Embora possam parecer mais assertivas, à primeira vista, as ligações de cobrança costumam causar certo constrangimento, aumentando as objeções dos clientes no pagamento das dívidas. 

Por isso, investir em um sistema de pagamento que centralize as dívidas do cliente e realize os contatos por meio digital pode ser uma opção mais confortável para os dois lados da negociação. Associar essa ferramenta aos descontos nas cobranças ou à flexibilidade na forma de pagamento, pode aumentar ainda mais o retorno positivo dessa estratégia.     

Para melhorar o retorno nos descontos nas cobranças oferecidas aos clientes inadimplentes, é preciso sempre avaliar se as formas e condições de pagamentos atendem às necessidades da empresa e do consumidor. Evitando ao máximo as complicações que possam prejudicar o andamento da negociação, é possível conseguir um resultado melhor na recuperação de crédito, evitando também a inadimplência recorrente. 

Quer descobrir mais dicas sobre como melhorar as estratégias nas cobranças aos casos de inadimplência do seu negócio? Acesse nosso blog e confira.