Política de crédito e cobrança
Finanças

Por que usar uma política de crédito e cobrança na sua empresa?

Ter uma política de crédito e cobrança bem definida é fundamental para o sucesso de um negócio.

Afinal, assim o empresário consegue estabelecer os momentos “seguros” para oferecer serviço, e ainda consegue lidar com as situações de débito dos compradores.

Imagine que sua empresa não tem uma política de crédito estabelecida. Isso significa que ela vai oferecer seus serviços para qualquer consumidor, sem critérios financeiros.

Apesar de parecer vantajosa, essa opção é perigosa. Pois, com ela, aumentam os riscos de inadimplência.

Veremos a seguir os benefícios e como implementar uma política de crédito e cobrança na sua empresa.

Então, continue conosco e boa leitura!

 

Benefícios deste tipo de política de crédito e cobrança

Solicitar o pagamento sem uma estratégia definida pode importunar o consumidor. Além de manchar sua reputação, a empresa corre o risco de sofrer processos por danos morais, caso exagere.

Com as estratégias preestabelecidas, por outro lado, diminui-se o risco de inadimplência.

Portanto, quando ela ocorrer, ainda é possível diminuir o tempo e o trabalho necessário para a cobrança, aumentando as chances de recebimento das dívidas.

Definir essas políticas, contudo, deve ser algo feito com cuidado. De preferência, por um especialista em finanças.

Contudo, considerando os diversos aspectos de sua empresa, ele poderá estabelecer os melhores prazos, métodos de cobrança e outros.

 

Como desenvolver uma política de crédito e cobrança?

São cinco os passos principais para a definição de uma estratégia de crédito e cobrança:

1) Levantamento de dados;

2) Análise das informações;

3) Definição dos métodos;

4) Análise de resultados e

5) Correção do que for necessário.

Na hora de conceder crédito a um consumidor ou empresa, é fundamental avaliar as informações sobre este cliente e os resultados do negócio.

Para isso, geralmente são utilizados os 5Cs do crédito: caráter, capacidade, capital, condições e colateral.

  • No primeiro C, “caráter”, é necessário avaliar a intenção do consumidor em cumprir o acordo firmado com sua companhia.
  • Na avaliação da “capacidade”, a análise diz respeito às condições financeiras deste cliente em arcar com a dívida. O mesmo para o “capital”.
  • Em “condições”, a avaliação realizada é maior, em relação à situação macroeconômica do País e como ela pode afetar ao contratante.
  • Finalmente, no C de “colateral”, analisa-se o nível de engajamento do cliente em outras dívidas. Ou seja, o quanto ele já deve, e como isso pode afetar o pagamento de um novo débito.

Ao mesmo tempo, é importante estabelecer prazos de pagamento realísticos.

Pois, de nada adianta prolongar o intervalo de uma dívida se isso for afetar diretamente o caixa da sua empresa.

Logo, é necessário estabelecer padrões que sejam competitivos, mas que ainda assim garantam a saúde financeira da companhia.

Para uma política de crédito e cobrança eficiente é interessante que um especialista seja o responsável por esse planejamento e para realizar as suas cobranças.

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