PIX cobrança
Finanças

Pix cobrança: você já está usando?

Descubra como o PIX Cobrança pode facilitar a vida do seu negócio e o porquê de utilizá-lo. Leia o nosso artigo!

A ferramenta é semelhante ao boleto bancário e pode ajudar as empresas a ter mais facilidade e velocidade nas cobranças. Descubra como o PIX cobrança pode auxiliar os seus recebíveis.

Lançado em outubro de 2020, o PIX causou um frisson em empresas e pessoas físicas. Afinal, era um método de pagamento completamente novo e atrelado quase totalmente à tecnologia.

Apesar de ser uma novidade, não demorou muito para esse modelo ficar famoso por todo o país. E é claro, existem cada vez mais novidades: como o PIX cobrança. 

Mas você já conhece essa nova funcionalidade deste meio de pagamento?

O PIX cobrança é bastante interessante como uma opção a formas tradicionais de pagamento e pode também facilitar a vida do seu negócio.

Vamos conhecer? 

 

O que é o PIX cobrança 

Como falamos anteriormente, o PIX cobrança é uma das novas ferramentas do método de pagamento desenvolvido pelo Banco Central do Brasil.

Então, ele chega para ser uma espécie de “substituto” do boleto bancário, por oferecer possibilidades bem similares ao pagador e ao cobrador. 

Ele foi criado em maio de 2021 e ajuda não apenas a oferecer uma forma de cobrar, mas também dá mais segurança e permite que o empresário mantenha melhor controle das suas cobranças em aberto — ou aquelas fechadas. 

 

Como funciona 

Quando falamos que o PIX cobrança é similar ao boleto bancário, não é à toa. Esse modelo de negócio oferece algumas possibilidades que o PIX comum não oferece.

Com o modelo de cobrança, você é capaz de gerar uma conta com data de vencimento, juros, multas, descontos e, é claro, o valor. 

O seu cliente receberá isso por meio de um QR Code. Inclusive, para gerar esse código, você acessará a mesma área em que gera qualquer QR Code dinâmico por meio da sua instituição bancária. 

Leia também: Guia completo sobre PIX: tudo o que você precisa saber para sua empresa

 

Eu pago pelo PIX cobrança? 

Como você já deve saber, ao pagar uma conta pelo PIX como pessoa física, bem como ao receber um valor, nenhuma taxa é cobrada. Isso é diferente quando falamos de pessoas jurídicas.

Seja para o PIX convencional ou para o cobrança, PJs normalmente pagam algumas taxas para as suas instituições financeiras. 

Esse valor vai depender de cada banco, mas é possível encontrar taxas próximas a 1% do valor total do pagamento. Vale ressaltar que isso não é específico para o PIX cobrança.

Qualquer modalidade desta cobrança feita por uma empresa é passível a encargos. 

 

Por que utilizar o PIX cobrança? 

O PIX cobrança é, de fato, bastante similar ao boleto bancário, e você pode estar se perguntando: então por que utilizar esse método 

O principal fator é bastante evidente. Com esse método de pagamento, a compensação do valor que você deve receber chega automaticamente.

Ao mesmo passo, com um boleto bancário, normalmente, são 3 dias úteis para receber o valor. 

Além disso, oferecer a opção de PIX pode ser bastante benéfico para o seu cliente.

Afinal, esse meio de pagamento já é comum e está no cotidiano das pessoas, que eventualmente podem até preferir esse meio. 

 

Não perca um pagamento 

E aí, você está interessado em oferecer cada vez mais meios de pagamento para os seus clientes e, de quebra, ter mais controle dos seus recebimentos?  

Para isso, você pode contar com uma ferramenta de cobranças como o Pagou Fácil.  

Quer conhecer um pouco sobre a nossa plataforma? Então acesse o link do banner:

Finanças na empresa