Indicadores de inadimplência para gestão de cobranças
Indicadores de inadimplência para gestão de cobranças garantem uma boa gestão de finanças para a sua empresa. A importância de obter esses indicadores é, justamente, medir os resultados das ações que estão sendo tomadas.
Colhendo esses resultados, a gestão tem condições de fazer uma tomada de decisão acertada em relação a redução da inadimplência.
Pensando nisso, neste post, falaremos sobre 4 desses importantes indicadores. Então, continue conosco e acompanhe!
4 Indicadores de Inadimplência
1) Índice de Atraso Geral
Esse índice considera todos os títulos vencidos a partir do primeiro dia de atraso.
Sendo assim, ele demonstra de forma efetiva a política de créditos usada pela empresa, analisando a qualidade da concessão desse benefício.
Para obter esse número, é preciso dividir o valor do Atraso Geral pelo valor Total das Contas a Receber. Mas, na sequência, multiplique esse resultado por 100 para obter o índice percentual.
2) Índice de Atraso Parcial
O Atraso Parcial vem trazendo a soma de todos os títulos que já estão vencidos por um período maior que 30 dias, considerando cobranças cuja terceirização foi feita e também as que foram para Cobrança Judicial.
Sendo assim, esse indicador analisa os títulos que ainda estão em aberto depois de passarem pelas primeiras fases da negociação e cobranças, como contato telefônico, carta, negativação, protesto etc.
Para obter o índice, você deve dividir o Atraso Parcial pelo Total de Contas a Receber.
Ao fazer isso, o resultado deve ser multiplicado por 100 para obter o percentual de atraso parcial.
3) Prazo Médio de Faturamento
O PMF é importante para calcular o tempo médio, em dias, que os pagamentos levam para acontecer, quando a empresa concede prazo aos seus clientes.
Quanto maior o prazo, maior o risco de crédito, por isso esse índice é tão importante.
Depois de multiplicar o Prazo de Pagamento (diferença entre emissão e vencimento) pelo valor do título para obter o Valor Ponderado deve-se dividir o valor do Total Ponderado pelo Valor Total para obter o PMF.
4) Prazo Médio de Recebimento
O cálculo do PMR acontece da mesma forma que o índice explicado acima. A diferença é que no lugar da data de vencimento, deve-se usar a data cujo pagamento foi efetivado.
Sendo assim, o prazo médio de pagamento é a diferença entre, a data de emissão e a de pagamento.
Vezes o valor do título, dividido pela soma do valor total dos títulos.
Interpretar esses indicadores de inadimplência não é uma tarefa fácil. Visto que o setor de cobranças demanda bastante tempo, e energia por parte da liderança e da equipe.
Sendo assim, o Pagou Fácil, uma ferramenta de cobranças é o caminho para a garantia de bons resultados.
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