Como registrar cobranças e acompanhar os recebimentos
Por que contar com uma boa gestão financeira é fundamental para o crescimento sustentável dos negócios?
Quando falamos em registrar cobranças e fazer uma boa gestão financeira é sempre muito relevante para qualquer tipo de negócio.
Principalmente quando vivemos períodos de instabilidade econômica, uma vez que com isso alguns recursos se tornam limitados e o acesso ao crédito mais difícil.
Portanto, para que a sua empresa consiga crescer e lucrar, é necessário dispor de um bom planejamento tanto para registrar cobranças quanto de recebimentos efetuados.
5 dicas de como registrar cobranças com eficiência:
O primeiro passo a saber é que a cobrança deve ser feita com agilidade. Além disso, de acordo com as políticas estabelecidas pela empresa.
Veja abaixo como prosseguir:
1) Tenha as informações de cobrança em mãos
Para a cobrança, é necessário ter em mãos algumas informações como:
- Valor do título vencido,
- Juros,
- Multas e
- Outras taxas.
Além da quantidade de dias de atraso e valor do título com a soma dos acréscimos.
2) Contate o cliente para realizar a cobrança
Assim que detectada a dívida e, em posse das devidas informações de cobrança, é necessário fazer contato com o cliente para cobrar.
Por isso, quanto mais o tempo passa sem que a cobrança seja feita, maior a chance do cliente esquecer e não pagar.
3) Como registrar as cobranças
É muito importante manter o registro das cobranças efetuadas:
- Valores negociados,
- Motivo do atraso,
- Data acordada para o pagamento,
- Nome e cargo da pessoa com quem falou.
4) Acompanhe os recebimentos
Agora que o cliente já está ciente da nova data de pagamento, é importante acompanhar os recebimentos para verificar se ele realmente seguiu o que foi negociado e pagou.
Mas, caso não tenha pagado, rapidamente a empresa deve fazer nova cobrança.
5) Calcule o Índice Médio de Inadimplência
O cálculo do índice médio de inadimplência é um importante indicador da saúde financeira do negócio.
Ele é considerado na projeção do fluxo de caixa para uma previsão mais real das contas a receber.
Se o índice do seu negócio estiver muito alto (comparado ao mercado em que atua) é necessário, em primeira instância, uma revisão da política de cobrança.
Veja a fórmula abaixo:
Índice de Inadimplência = Total das vendas realizadas e não recebidas no período X 100
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Total das vendas realizadas no período
Como abordar com o cliente devedor
Lembre seu cliente de pagar! Muitos clientes simplesmente esquecem de pagar.
Talvez um e-mail enviado um dia antes do vencimento do título pode ser suficiente para lembrá-los.
Mais algumas dicas que podem ajudar nesse momento de registrar cobranças, são:
- Procure falar sempre com a pessoa responsável, não deixe recados.
- Seja cordial e não intimide o cliente, pois, muitas vezes não existia a intenção de atrasar o pagamento.
- Caso o cliente diga que vai pagar, mas não informar uma data concreta, sugira uma data para pagamento. Tente não finalizar o contato antes de uma posição sólida por parte dele.
Normalmente, as empresas que mais conseguem reaver os valores pendentes são aquelas que possuem uma política de crédito e cobrança bem definida. Portanto, crie a sua!
Lembrando que não existe padrão para isso, podendo variar de acordo com o segmento da empresa, tipo de cliente, valores médios das dívidas, dentre outros.
Dessa forma, é importante que as empresas realizem as cobranças de forma eficiente.
Pois, os riscos de não realizar essa prática são numerosos e podem levar a organização até mesmo à falência.
Como o Pagou Fácil pode ajudar a registrar cobranças do seu negócio?
O Pagou Fácil é uma plataforma de gestão de recebimentos. Portanto, isso significa que nós ficamos responsáveis por cobranças de clientes adimplentes e inadimplentes.
Nós oferecemos formas de pagamentos, fazemos negociações e, é claro, repassamos todos os recebimentos aos nossos no curto prazo.
Somos uma ferramenta completamente digital. Consequentemente, oferecemos uma automatização completa das suas demandas de cobrança.
Sendo assim, com o Pagou Fácil, você só precisa cadastrar o seu banco de clientes, informar as condições de negociação possíveis e deixar o trabalho conosco.
O nosso objetivo é diminuir a inadimplência que afeta o seu negócio. Para isso, sabemos que é fundamental oferecer ao cliente a maior variedade possível de formas de pagamento.
Isto é, o Pagou Fácil permite que os seus devedores — e também aqueles adimplentes — quitem suas contas com:
- Boleto bancário;
- PIX;
- Cartão de crédito;
- Em lotéricas e;
- Outras moedas alternativas.
Conheça melhor o Pagou Fácil e como podemos ajudar a registrar as cobranças do seu negócio em nosso site. Acesse: