registrar cobranças
Finanças

Como registrar cobranças e acompanhar os recebimentos

Por que contar com uma boa gestão financeira é fundamental para o crescimento sustentável dos negócios?

Quando falamos em registrar cobranças e fazer uma boa gestão financeira é sempre muito relevante para qualquer tipo de negócio.

Principalmente quando vivemos períodos de instabilidade econômica, uma vez que com isso alguns recursos se tornam limitados e o acesso ao crédito mais difícil.

Portanto, para que a sua empresa consiga crescer e lucrar, é necessário dispor de um bom planejamento tanto para registrar cobranças quanto de recebimentos efetuados.

 

5 dicas de como registrar cobranças com eficiência:

O primeiro passo a saber é que a cobrança deve ser feita com agilidade. Além disso, de acordo com as políticas estabelecidas pela empresa.

Veja abaixo como prosseguir:

1) Tenha as informações de cobrança em mãos

Para a cobrança, é necessário ter em mãos algumas informações como:

  • Valor do título vencido,
  • Juros,
  • Multas e
  • Outras taxas.

Além da quantidade de dias de atraso e valor do título com a soma dos acréscimos.

2) Contate o cliente para realizar a cobrança

Assim que detectada a dívida e, em posse das devidas informações de cobrança, é necessário fazer contato com o cliente para cobrar.

Por isso, quanto mais o tempo passa sem que a cobrança seja feita, maior a chance do cliente esquecer e não pagar.

3) Como registrar as cobranças

É muito importante manter o registro das cobranças efetuadas:

  • Valores negociados,
  • Motivo do atraso,
  • Data acordada para o pagamento,
  • Nome e cargo da pessoa com quem falou.

4) Acompanhe os recebimentos

Agora que o cliente já está ciente da nova data de pagamento, é importante acompanhar os recebimentos para verificar se ele realmente seguiu o que foi negociado e pagou.

Mas, caso não tenha pagado, rapidamente a empresa deve fazer nova cobrança.

5) Calcule o Índice Médio de Inadimplência

O cálculo do índice médio de inadimplência é um importante indicador da saúde financeira do negócio.

Ele é considerado na projeção do fluxo de caixa para uma previsão mais real das contas a receber.

Se o índice do seu negócio estiver muito alto (comparado ao mercado em que atua) é necessário, em primeira instância, uma revisão da política de cobrança.

Veja a fórmula abaixo:

Índice de Inadimplência = Total das vendas realizadas e não recebidas no período X 100
_______________________________________________________________________
Total das vendas realizadas no período

Como abordar com o cliente devedor

Lembre seu cliente de pagar! Muitos clientes simplesmente esquecem de pagar.

Talvez um e-mail enviado um dia antes do vencimento do título pode ser suficiente para lembrá-los.

Mais algumas dicas que podem ajudar nesse momento de registrar cobranças, são:

  • Procure falar sempre com a pessoa responsável, não deixe recados.
  • Seja cordial e não intimide o cliente, pois, muitas vezes não existia a intenção de atrasar o pagamento.
  • Caso o cliente diga que vai pagar, mas não informar uma data concreta, sugira uma data para pagamento. Tente não finalizar o contato antes de uma posição sólida por parte dele.

 

Normalmente, as empresas que mais conseguem reaver os valores pendentes são aquelas que possuem uma política de crédito e cobrança bem definida. Portanto, crie a sua!

Lembrando que não existe padrão para isso, podendo variar de acordo com o segmento da empresa, tipo de cliente, valores médios das dívidas, dentre outros.

Dessa forma, é importante que as empresas realizem as cobranças de forma eficiente.

Pois, os riscos de não realizar essa prática são numerosos e podem levar a organização até mesmo à falência.

 

Demonstração Gratuita Pagou Fácil

Como o Pagou Fácil pode ajudar a registrar cobranças do seu negócio?

O Pagou Fácil é uma plataforma de gestão de recebimentos. Portanto, isso significa que nós ficamos responsáveis por cobranças de clientes adimplentes e inadimplentes.

Nós oferecemos formas de pagamentos, fazemos negociações e, é claro, repassamos todos os recebimentos aos nossos no curto prazo. 

Somos uma ferramenta completamente digital. Consequentemente, oferecemos uma automatização completa das suas demandas de cobrança.

Sendo assim, com o Pagou Fácil, você só precisa cadastrar o seu banco de clientes, informar as condições de negociação possíveis e deixar o trabalho conosco. 

O nosso objetivo é diminuir a inadimplência que afeta o seu negócio. Para isso, sabemos que é fundamental oferecer ao cliente a maior variedade possível de formas de pagamento.

Isto é, o Pagou Fácil permite que os seus devedores — e também aqueles adimplentes — quitem suas contas com:

  • Boleto bancário;
  • PIX;
  • Cartão de crédito;
  • Em lotéricas e;
  • Outras moedas alternativas. 

Conheça melhor o Pagou Fácil e como podemos ajudar a registrar as cobranças do seu negócio em nosso site. Acesse:

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