gestão de cobranças no varejo
Finanças

Como fazer uma boa gestão de cobranças no varejo?

Como fazer uma gestão de cobranças no varejo de maneira simples e eficiente? Confira neste artigo 7 dicas práticas!

Fazer a gestão de cobranças no varejo dos clientes que estão em inadimplência é sempre um assunto difícil, mas absolutamente necessário para a saúde de uma empresa, por isso, neste artigo vamos fazer sobre como fazer uma boa gestão de cobrança e dar algumas dicas de como encarar essa missão.

Administrar esse ponto não é apenas fazer contato com o cliente, porém, é preciso ter uma posição de proatividade e prevenção diante de atrasos.

E isso possui ainda, maior peso na gestão de cobranças no varejo, um setor marcado pela elevada competição e rotatividade dos consumidores.

Por isso, no ramo varejista, a inadimplência deve ser enfrentada com mais força, mas sem afetar o contato e a relação do cliente.

Entendendo isso, veja como fazer a gestão de cobranças no varejo de maneira correta para garantir e potencializar os resultados.

 

7 dicas de como fazer uma gestão de cobrança no varejo

Confira abaixo 7 passos fundamentais para realizar uma gestão de cobranças no varejo de maneira eficiente.

1) Saiba como controlar a inadimplência

Pode-se dizer que primeiramente, na gestão de cobranças no varejo, é preciso investir na avaliação de crédito como maneira de prevenção.

Ao consolidar bem os procedimentos de concessão, é possível acontecer uma diminuição em fraudes e golpes, garantindo assim um controle do fluxo de caixa com um giro confortável.

Outros aspectos do setor estão ligados à elevada quantidade de vendas em cartões de crédito e a um ticket menor por compra relativamente a outras áreas, tornando assim a gestão de cobranças no varejo e inadimplência, ainda mais importante.

Portanto, uma dica para deixá-la sob controle, é fazer testes com operações casadas para recuperar dívidas, como ofertando financiamentos para quitação dos valores em aberto e autorizar novamente o limite de crédito.

 

2) Oriente sua equipe para fazer um atendimento humanizado

Alguns fatores como crise econômica, desemprego, problemas familiares etc, são questões que acabam influenciando na capacidade de pagamento dos clientes.

Então, todos estes problemas são muito complicados e merecem atenção e cuidado na hora de atender e fazer uma boa gestão de cobranças no varejo.

Por isso, trabalhar o atendimento de sua operação de maneira mais humana em meio a este contexto delicado, pode se tornar um ponto bem positivo.

Os clientes que são tratados de maneira especial, se sentem mais próximos e, com isso, as chances dele realizar o pagamento diante de um atendimento diferenciado aumentam.

Confira como atender de maneira mais humana nestes casos:

  • Aborda de maneira especial e individualizada;
  • Busque escutar e sugerir a melhor negociação para ambos os lados;
  • Transmita confiança e suporte ao consumidor, para que ele consiga compreender a negociação da melhor maneira.

3) Adote o uso de um score para viabilizar a gestão de cobranças no varejo

Um Score ou sistema de pontuação, na gestão de cobranças no varejo, possibilita que empresas consigam ter maior previsibilidade relacionados a um possível pagamento de um determinado consumidor.

Através de informações estatísticas, os negócios que fazem o uso deste score, conseguem prever o comportamento de um cliente.

Assim, é possível criar um roteiro de cobrança e também serve como direcionamento, para o tipo de abordagem a ser usada com este cliente específico.

 

Finanças na empresa

4) Faça uma análise do cenário econômico

Para executar uma gestão de cobranças no varejo efetiva, é preciso entender e avaliar as mudanças que o cenário econômico, da sua região e do país, está passando, para efetuar alterações nas políticas de cobrança e de crédito sempre que for necessário.

Mas, existe também outro benefício: com as tendências de queda, as possibilidades de sucesso das operações de cobrança aumentam.

Isso porque as pessoas estão sendo comprometidas, o que também auxilia na consolidação de suas estratégias e políticas na gestão de cobranças no varejo.

 

5) Saiba como fidelizar e cobrar ao mesmo tempo

Realizar uma boa gestão de cobranças no varejo, vai além do que apenas fazer a recuperação do que está aberto, porém, além disso, atrair e engajar os clientes.

A consequência dessa ação é notada, quando esses consumidores voltam a comprar no estabelecimento, mesmo que tenham passado antes pelo procedimento de negociar dívidas.

Para tal fim, é necessário mostrar empatia e cobrar de maneira amigável, além do tom da voz, atendendo assim, de forma mais humanizada.

Portanto, entender o histórico dos clientes — de forma a oferecer as soluções corretas e fazer com que ele veja a própria relevância para a empresa — é outro detalhe que servirá como diferencial, entre fortalecer uma marca no mercado, e receber dívidas.

 

6) Conte com a ajuda de ferramentas de automação de gestão de cobranças para ter uma estratégia eficiente

Investir em um software de gestão de cobranças no varejo torna-se algo muito válido, pois tem a possibilidade de criar campanhas de cobrança.

Perante os diversos tipos de consumidores, ter em mãos os dados e a gravação de cada interação com seu cliente, é de enorme importância para futuros contatos.

Existem hoje no mercado diversas plataformas que podem te ajudar nessa missão. E uma delas é o Pagou Fácil, a melhor plataforma de gestão de cobrança de clientes inadimplentes do mercado.

Com a ajuda do Pagou Fácil você consegue enviar notificações via SMS, e-mail, localizar clientes e ainda oferecer diversas opções de pagamento. E o melhor tudo: os repasses são diários!

 

7)  Utilize uma régua de cobrança

Há diversos tipos de clientes e, logo, é fundamental determinar diferentes formas de abordagem, que possam ser assertivas para cada perfil.

A régua de cobrança é um índice que vem sendo uma boa alternativa. Ou seja, é um grupo de medidas que o negócio toma, para cobrar seus consumidores a fim de diminuir a inadimplência e ter uma boa gestão de cobranças no varejo.

Alguns pontos considerados são:

  • Valor em aberto;
  • Tempo que a dívida está em aberto;
  • Histórico do Consumidor.

Com estas características em mãos, logo em seguida, deve-se elaborar a melhor abordagem segundo a condição daquele cliente.

Inclusive, o Pagou Fácil utiliza dessa estratégia para fazer a cobrança dos clientes inadimplentes das empresas que confiam em nosso serviço.

 

Como fazer uma gestão de cobranças no varejo com o Pagou Fácil?

O Pagou Fácil é uma empresa especializada em gestão de cobranças. Uma solução digital completa, fácil e segura, com o propósito de facilitar negociações de contas em atraso.

Oferecemos uma plataforma de gestão completa para fazer a cobrança online e automatizada de clientes inadimplentes.

E mais, com a nossa ferramenta você escolhe como receber os seus pagamentos, o desconto que quer oferecer e por qual canal falar com os seus clientes.

Confira mais alguns dos nossos principais benefícios:

  • Emissão ilimitada de cobrança;
  • Sem fidelidade mensal;
  • Cobrança via e-mail e SMS;
  • Contato personalizado;
  • Plataforma 100% segura.

Veja mais algumas vantagens do Pagou Fácil no vídeo abaixo:

 

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