Gestão de cobrança online: por que usar?
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Gestão de cobrança online: por que usar?

Você sabia que há a possibilidade de fazer a gestão de cobrança online do seu negócio? Saiba por que escolher essa modalidade e como começar. 

Ter um negócio não é nada simples. Além de ter de geri-lo diariamente e estar em constante atualização e inovação, é preciso ter cuidado especial com os passivos 

Isso porque um descontrole dessas contas pode levar à um problema no caixa. Mas é justamente por isso que a gestão de cobrança online está cada vez mais popular. 

Uma pesquisa do Serasa apontou que 62,56 milhões de brasileiros estavam endividados em maio de 2021. E o cenário é similar quando falamos em empresas. 

De acordo com o Banco de Compensações Internacionais (BIS), a dívida que as empresas nacionais vão pagar nos próximos 2 anos equivale a 45% do seu lucro. 

Sendo assim, esses dois pontos nos ajudam a entender que, tanto para empresas B2B quanto para as B2C, uma gestão de cobrança é fundamental.  

Agora, isso pode ser um processo muito menos trabalhoso e burocrático do que alguns imaginam com a gestão de cobrança online. 

Mas, antes de entender melhor como essa funcionalidade digital funciona, vamos repassar um pouco o conceito de gestão de cobrança. 

Leia também: 5 dicas de como lidar com clientes inadimplentes 

 

O que é gestão de cobrança?

Em resumo, a gestão de cobrança envolve qualquer processo de uma empresa que tenha como objetivo resgatar faturas abertas de clientes. Isso não quer dizer que a gestão de cobrança tenha como foco exclusivamente aqueles que possuem contas atrasadas. 

Isto é, as ações também devem visar aqueles que ainda não deixaram o valor vencer, como uma forma de evitar a inadimplência. Mas, é claro, endividados, bem como clientes com dívidas em contas fechadas, também representam uma parte importante dessa gestão. 

  • Avisos de vencimento,
  • Administração de boletos e
  • Contas e ligações.

Esses são alguns dos exemplos de ações mais comuns nesse sentido.

No entanto, como você deve imaginar, todas essas atividades demandam tempo e bastante trabalho. Para facilitar isso é que a gestão de cobrança online entra na história. 

 

Gestão de cobrança online: por que usar? 

Bom, você já deve imaginar o porquê — e como — de a gestão de cobrança online ser uma excelente alternativa. Assim como ocorre em diversas outras áreas, as plataformas digitais facilitam a conexão entre clientes e empresas. Mas, vamos entender isso um pouco melhor a seguir! 

– Automatização de cobranças 

Quanto mais clientes uma empresa possui, melhor. Mas, com mais dinheiro entrando no caixa, a tendência é que a inadimplência também cresça. E aí, como lidar com essa situação? Por isso, a automatização é a resposta!  

Afinal, manter um processo de cobranças analógico gera um grande gasto com colaboradores e aumenta a chance de erros. Dessa forma, você garante não apenas a segurança do processo e a agilidade, mas também reduz gastos. 

Quando falamos nessa automatização, ações como mensagens programadas, notificações em aplicativos e e-mails são algumas das possibilidades. 

– Variedade de formas de pagamento 

Com a ampliação de bancos digitais e a popularização de formas de pagamento mais ágeis, como o PIX, ficou muito mais fácil oferecer aos clientes opções para não deixarem de pagar. 

Quando fazemos uma gestão de cobrança online, as coisas ficam bem menos complicadas. Atualmente, com dois ou três cliques no celular você já é capaz de gerar um boleto ou uma chave PIX. 

Ou seja, possuir estratégias digitais na sua gestão de cobrança ajuda a oferecer aos seus clientes a possibilidade de transitar entre o ambiente de cobranças e o aplicativo do banco, tornando ainda mais rápido o processo de pagamento. 

– Acompanhamento 

Atualmente, sem fazer uma gestão de cobrança online, quanto tempo é gasto pela sua empresa para fazer relatórios e compreender o próprio cenário? 

Por isso, com a utilização de recursos digitais, é possível acompanhar bem mais de perto quais são os números e qual é o cenário geral de adimplência.  

Ou seja, com uma plataforma focada em gestão de cobrança, tudo isso é feito de forma automatizada e prática, diminuindo a quantidade de processos. 

Sendo assim, isso pode ocorrer mensalmente, por exemplo, sem que você tenha que fazer grandes esforços para conseguir fazer um acompanhamento. 

 

Comece a fazer a sua gestão de cobrança online 

Se você está de olho na gestão de cobrança online para facilitar a vida da sua empresa e aumentar a segurança do processo, que tal conhecer uma das opções?  

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