gestão da inadimplencia nas empresas
Finanças

[MATERIAL GRATUITO] Gestão da inadimplência: como recuperar créditos através da tecnologia

A gestão da inadimplência é uma questão complexa para as empresas, pois está diretamente relacionada aos seus resultados.  

Para que haja um fluxo de caixa equilibrado nos negócios é necessário que a gestão financeira seja eficiente. Afinal o pagamento das contas e os investimentos em recursos materiais, profissionais e eventos estão vinculados aos recebimentos. 

A inadimplência pode impedir a continuidade ou a implementação de novos projetos e investimentos, interferindo na qualidade dos serviços prestados aos clientes e parceiros. 

Seu negócio sofre com a inadimplência? Então, continue conosco e aprenda alternativas para melhorar esse processo e os resultados da sua empresa. 

 

Gestão da inadimplência nas empresas 

A gestão da inadimplência começa pelo planejamento e organização da jornada do cliente desde a captação. Esse tópico pode parecer deslocado uma vez que não é a área financeira que cuida da atração dos possíveis clientes. 

No entanto, uma vez que a empresa tenha um perfil de cliente definido, é possível focar na atração e relacionamento de um público específico e realizar um estudo financeiro para filtrar a admissão, se for o caso.  

As áreas administrativas da companhia são partes da mesma estrutura e todas as ações impactam nos resultados.  

Captar o consumidor, com estratégias planejadas e definidas de marketing e vendas, pode evitar a evasão ou compensá-la em períodos de dificuldades financeiras.  

Nesse cenário, é interessante considerar se há critérios definidos para os clientes da sua empresa ou para um perfil ideal de público.

Então, é possível trabalhar com foco em atrair esse nicho, apresentando os benefícios e diferenciais dos serviços que o seu negócio oferece. 

gestão da inadimplencia

 Automação de cobrança nas empresas

Outro fator fundamental para a gestão da inadimplência é a automação da cobrança. 

Um exemplo é a implementação de uma plataforma online que reconhece as especificidades de cada contrato, elimina duplicidades.  

Dessa maneira, sua empresa contribui para que os clientes possam realizar os pagamentos de maneira simplificada, gerando boletos atrasados com autonomia, já com o valor corrigido.  

Existem diferentes soluções de automação de cobrança com diversos formatos e valores. Encontrar um programa que encaixe no seu modelo de negócios traz uma enorme contribuição.  

Esse tipo de plataforma otimiza diversos processos da gestão de cobranças e pode auxiliar também emitindo lembretes e gerando relatórios sobre a base inadimplente.

 

Régua de cobrança

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão de inadimplência utilizada em diversos segmentos e que tem o objetivo de estabelecer um relacionamento durante o processo de cobrança.  

A partir de mensagens automatizadas e enviadas por variados meios de comunicação, como:

  • WhatsApp,
  • E-mail,
  • SMS,
  • Telefone, etc.

É possível se aproximar da sua base de clientes e estabelecer uma conexão mais próxima.  

Para as empresas, ela funciona como um fluxo de comunicações com o consumidor inadimplente até a quitação do débito.  

A régua de cobrança pode ser programada segundo a política de cada companhia, uma vez que são elas que definem qual o prazo após o débito não quitado que o cliente é considerado inadimplente. 

Por isso, um sistema de gestão parametrizável, como a régua de cobrança, pode:

  • Disparar lembretes sobre a data de pagamento,
  • Fazer cobranças e
  • Orientar sobre como proceder,

Ou seja, um método bastante útil e eficaz.  

A régua de cobrança é uma medida preventiva em primeiro lugar e é baseada na comunicação.  

 

Postura correta na interação com os inadimplentes 

Quando a equipe da empresa precisa conversar com os clientes inadimplentes é preciso planejamento.  

Portanto, essa etapa do trabalho deve ser realizada por profissionais preparados, que saibam lidar com negociações e conversas delicadas. Assim, o relacionamento entre o consumidor e a companhia não acaba prejudicado. 

A empresa deve estruturar para seus funcionários quais os posicionamentos principais para lidar com situações semelhantes, sem perder a flexibilidade de entender e negociar as particularidades separadamente.  

A pessoa que está em débito e chega até a empresa para conversar já se encontra em uma posição vulnerável, ambas as partes querem uma solução.  

A postura adequada ao conversar com a pessoa inadimplente, nesse caso, é empática e colaborativa, colocando-se como um parceiro na resolução do problema. 

 

Conclusão  

A gestão da inadimplência nas empresas é fundamental para que ela se desenvolva cada vez mais e ganhe competitividade no mercado.  

Se a administração da inadimplência é bem-feita, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos se mantém mesmo em períodos de instabilidade financeira 

Para simplificar a gestão da inadimplência da sua escola, apresentamos o Pagou Fácil, uma plataforma completa para as empresas receberem pagamentos online.  

Não importa se os débitos são recentes ou antigos, todas as dívidas são trabalhadas, trazendo resultados impressionantes.  

A partir de um cadastro gratuito na plataforma, as empresas já podem exportar suas bases de clientes, começar a usar a solução e receber os pagamentos devidos.  

É bastante simples e surpreendentemente eficaz! 

E o melhor: você só paga pelo sucesso, ou seja, só é descontado uma porcentagem pequena dos pagamentos realizados. 

Isso é só um pouco sobre como fazer a Gestão da Inadimplência nas empresas de maneira eficiente. Em nosso e-book gratuito, nos damos mais dicas de como melhorar o fluxo de caixa e os resultados do seu negócio.

Então, baixe agora mesmo e confira o conteúdo na íntegra:

gestão da inadimplencia