formas de pagamento
Educação financeira

Formas de pagamento: como escolher a melhor

Quer alavancar o seu negócio com as melhores formas de pagamento? Então esse é o artigo para você!

Quando falamos em negócios, não tem como escapar, tudo gira em torno de manter o fluxo de caixa e receber pelos seus produtos ou serviços. Mas, para isso, é preciso oferecer aos clientes boas opções de formas de pagamento que, ao mesmo tempo, também sejam benéficas para o empreendedor.

Agora, como escolher a melhor delas? Bom, existem vários fatores a se considerar nesse momento. Taxas, parcelamento, facilidade…

Tudo isso tem que entrar na conta quando vamos pensar nas maneiras de receber o dinheiro.

E se está preocupado sobre como chegar nessa conclusão, esse é o texto para você. Então, fique com a gente para entender quais formas de pagamento pode utilizar no seu negócio!

 

Escolhendo a forma de pagamento

Antes de mais nada, é importante entender que a variedade de formas de pagamento não é boa apenas para o cliente, mas também para o dono de empresas.

Ter várias alternativas torna a sua empresa mais competitiva e, naturalmente, ajuda a aumentar o faturamento.

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com o Sebrae, o dinheiro é o método favorito dos brasileiros, utilizado por 71% do total.

Logo depois vem o PIX, com 70% e os cartões de débito e crédito, com 66% e 57%, respectivamente.

Como você pôde ver, esses meios de pagamento estão bem próximos na comparação, o que significa que deixar algum de lado pode ser bastante arriscado.

Além disso, é importante também levar em conta a natureza do seu negócio. Lojas virtuais, por exemplo, se beneficiam muito dos cartões, mas não podem deixar de lado os boletos bancários.

Ao mesmo tempo, um supermercado deverá sempre levar o dinheiro em conta no seu planejamento.

Então, vamos entender melhor algumas das principais formas de pagamento a seguir.

 

Dinheiro

Apesar do avanço das formas de pagamento digital, bem como as medidas de segurança impostas pela pandemia, ele segue sendo o meio mais tradicional para pagar contas.

E não é de se espantar. Afinal, o dinheiro não gera nenhum tipo de custo operacional para as empresas nem para os clientes.

Para quantias pequenas, fica ainda mais fácil, a complicação são apenas os parcelamentos de compras maiores.

 

Boleto bancário

Se a sua empresa está de olho em uma forma de pagamento recorrente, essa ainda é uma excelente maneira.

Com a emissão do boleto, você não tem muito trabalho em operacionalizar o recebimento, já que o cliente fica a cargo de pagar o documento.

Mas vale uma ressalva: se o que o seu negócio está buscando é praticidade, não tem jeito: é importante contar com uma plataforma de cobranças que fique sempre em contato com os clientes para zerar a inadimplência. 

 

Cartões

Os cartões de débito e crédito funcionam muito bem para objetivos diferentes.

Enquanto a opção de crédito serve para a venda de produtos mais caros e que demandam um parcelamento maior, os cartões de débito funcionam basicamente como o dinheiro, já que demandam um montante na conta do cliente.

Agora, não podemos esquecer que nesses casos existem operadoras financeiras. Provavelmente, você deverá pagar taxas, sejam das maquininhas ou taxas de operação.

 

Receba com a forma de pagamento que preferir

Não sabe qual é a melhor forma de pagamento para o seu negócio? O Pagou Fácil pode te ajudar.

Nossa plataforma oferece uma solução com diversos métodos, além de fazer o serviço de cobrança para você.

Assim, o risco da inadimplência diminui e você tem mais controle dos seus passivos. Quer conhecer? Então clique no banner abaixo:

Finanças na empresa