finanças da casa
Educação financeira

Finanças da casa: como iniciar o ano com o pé direito

O ambiente econômico vem demonstrando sinais de melhora, contudo, ainda há um longo caminho a ser trilhado até que a maior parte da população brasileira sinta isso nas finanças da casa.

Até que isso ocorra cada um de nós precisa continuar fazendo a lição de casa. Isso passa por planejar e controlar as finanças da casa.

 

Evite gastos excessivos no final do ano

Muitas famílias, por não terem o hábito de administrar o orçamento doméstico, exageram nos gastos de fim de ano, e já começam o novo ano endividados.

Por isso, para evitar que isso ocorra é preciso disciplina. Um bom começo é totalizar o valor dos gastos de início de ano. Se você possui veículos considere o valor do IPVA.

Se alguém da família estuda em escola particular estime os gastos com matrícula e material escolar. O IPTU é o outro gasto de início de ano. Isso sem falar dos gastos que vêm do ano anterior.

Após apurar o montante necessário para honrar os compromissos de início de ano, agora é fazer a conta de lá para cá.

A pergunta é: quanto você e sua família precisam reservar da renda atual para não terem problemas financeiros no início do ano?

Com esta resposta é hora de estabelecer, pela diferença, o valor máximo que sua família poderá gastar até lá.

Leia também: 4 vantagens de ter o nome limpo na praça

O fundamental para enfrentar os gastos de início de ano é manter reservas financeiras e controlar rigorosamente os gastos de fim de ano, eliminando os desperdícios. Isso vale para a ceia de fim de ano, bem como para os presentes, passando por eventuais viagens de férias.

Sendo assim, quem quer ter qualidade de vida deve assumir o controle financeiro do lar.

Aumentar a renda, ser rigoroso nos gastos e criar o hábito de poupar, são atitudes que fazem toda diferença.

Portanto, planeje e controle as finanças da casa para iniciar o ano com o pé direito, sem dívidas e sem dor de cabeça.

 

Com Doutorado, Mestrado e Especialização, Reinaldo Cafeo é Economista, Delegado do Conselho Regional de Economia, Consultor Empresarial em Economia e Finanças, Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru e Diretor do Canal Planeta Economia no Youtube.

5 dicas sobre investimento financeiro