cobrar cliente inadimplentes
Finanças

6 dicas de como cobrar cliente inadimplente

O pesadelo de qualquer empresário é chegar o momento em que vai ter que cobrar cliente inadimplente. A situação é desagradável, concordamos. Deveria ser mais desconfortável para quem vai receber a cobrança, mas parece que, na hora, cobrar é o mais difícil. O ideal é que você tenha na sua empresa uma estratégia de pagamento e gestão para essa prevenção para que não seja necessário fazer uma cobrança de dívida.

Segundo uma pesquisa de 2021 pela Opinion Box, 64% dos brasileiros tiveram sua condição financeira afetada na pandemia. E mais, 70% das pessoas tiveram que optar por qual dívida pagar. Ainda segundo o estudo realizado, apenas 24% dos endividados conseguiram quitar a sua principal dívida.

Pensando nisso, hoje trazemos algumas dicas de como você pode abordar os seus clientes inadimplentes sem perdê-los. Confira:

1 – Seja respeitoso e assertivo

A primeira dica para cobrar seus clientes inadimplentes começa em manter a calma e não se desesperar. Tente olhar com certa distância para a situação e não “levar para o pessoal”. Ter uma estratégia prévia para lidar com a inadimplência ajuda bastante nesta hora.

Tenha em mente que o cliente pode ser desrespeitoso com você ao cobrar, mas que você não será com ele. Inclusive, o Código de Proteção Defesa do Consumidor protege o cliente desse possível desrespeito e você pode ficar sem seu dinheiro e ainda pagar multa e ser detido. Por isso, é importante cuidar desde o tom de voz, até a escolha de palavras.

  • Art. 42: Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

 

  • Art. 71: Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:

2 – Ofereça alternativas de pagamento e negociação

Em 2021, no estudo feito pelo Opinion Box, 51% das pessoas disseram que outras pessoas da sua casa/família também ficaram endividados nos últimos 12 meses. Entretanto, 41%% afirmou que receberam auxílio emergencial e 15% deles usaram para pagar dívida. A partir disso, vem a importância da negociação e das formas de pagamento alternativa. Na medida do possível, é interessante oferecer descontos para pagamentos à vista e parcelados ao cobrar.

Incentive o pagamento à vista com maiores descontos para essa forma de pagamento, já que ela interessa a ambos. Ofereça também:

  • Opções de parcelamento,
  • Cartão de crédito,
  • Pix,
  • Boleto e;
  • Outras moedas.

3 – Escolha canais e formatos adequados

Entenda o perfil do seu cliente e identifique qual a melhor forma de realizar o atendimento de cobrança, seja por:

  • SMS;
  • Carta;
  • E-mail;
  • Ligação;
  • Mensagem por WhatsApp.

Ou seja, pense em como você normalmente se relaciona com esse cliente e por qual canal costuma ter uma melhor resposta. De forma estratégica você definirá qual canal já te trouxe mais resultados e utilizá-lo para cobrar.

Por esse motivo, uma dica importante para evitar a inadimplência pensando nos canais de comunicação, é ter uma estratégia de lembrete de pagamento.

 

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4 – Tenha um roteiro de como cobrar cliente inadimplente

É importante planejar antes e não simplesmente sair fazendo. O ideal é profissionalizar ao máximo o seu setor de cobrança com rotinas e procedimentos padronizados, para evitar complicações. Ter uma estratégia já definida de negociação é ótimo, assim você só precisa operacionalizar quando precisar fazer alguma cobrança.

5 – Não deixe passar muito tempo

Não demore para cobrar o cliente inadimplente. Se adiante, principalmente, para realizar o primeiro contato com o cliente devedor, nem que tenha uma resposta negativa. Aproveite para entender as razões do não pagamento e tentar uma previsão.

Mantenha o contato com certa periodicidade e siga com uma negociação maleável mas sem excessos. A automatização deste processo é o ideal, já que permite mais agilidade e otimização do tempo.

6 – Gerencie suas cobranças dos clientes inadimplentes

A gestão das cobranças é essencial para saber de quando e quanto é a dívida e se manter atualizado sobre a situação do pagamento. Pois, isto evita cobranças indevidas e desconfortos. Uma ferramenta de gestão automatizada pode ajudar neste processo. Aliás, é super importante que as mensagens de cobrança sejam realizadas em horário comercial e sem excessos, novamente de acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

 

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