controle das finanças
Educação financeira

Você no controle das finanças! Faça as pazes com seu dinheiro

Atribuir responsabilidade a terceiros: esta tem sido a desculpa de muitos endividados. Em determinado momento é um problema de saúde, depois nascem outras desculpas como a carestia. O certo mesmo que infelizmente muitas famílias não se deram conta que as coisas mudaram e é preciso assumir o controle das finanças da casa.

Para saber como controlar as finanças pessoais, continue lendo este artigo! Boa leitura 🙂

 

Admitir que há problema no controle das finanças

Esta é primeira e importante decisão. É preciso admitir que algo diferente deve ser tentado para sair do que Robert Kiyosaki chama de “corrida de ratos” em seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”. Muitas famílias contraem dívidas e vivem para pagar estas dívidas.

Vivem rodando sem sair do lugar, semelhante aos hamsters que ficam nas gaiolas.

Assumir o diagnóstico que as coisas não estão bem financeiramente permite projetar melhores dias.

 

Ativos devem trabalhar para você

Este é o desafio. Parar de contrair dívidas e construir ativos. Quer uma aplicação financeira, quer a compra de um imóvel para renda, quer empreender em atividades lucrativas, seja qual for a opção, quando se adquire ativos o dinheiro trabalha para você.

O desafio está no fato de, na média, o brasileiro ter pouca renda, portanto, não há excedentes.

vantagens de ter o nome limpo

Poupar primeiro, gastar depois

Quem consegue acumular riqueza é quem primeiro poupa e depois gasta.

A lógica é simples: considerando que nossa propensão para gastar é elevada, esperar pagar por tudo que desejamos para depois guardar uma parte da renda, não vai funcionar.

Fatalmente faltará dinheiro. Então, inverta: recebeu sua renda, separe um valor e guarde. Por menor que seja o valor, você criará hábito de poupar e quando menos perceber terá acumulado um bom valor.

 

Conhecimento financeiro

Este é um tabu que as pessoas devem quebrar. Muitos falam: “não entendo de finanças”, “estas aplicações financeiras são complicadas”, enfim, são várias as desculpas.

Contudo, é preciso adquirir conhecimento e aprender conceitos básicos de finanças para dar melhor destino do seu suado dinheiro. Também vale consultar especialistas.

O indicativo é, como colocado, ter uma nova atitude ao lidar com o dinheiro.

Começar administrando o orçamento da sua casa, por exemplo, já é uma ótima maneira de adquirir conhecimento financeiro.

Leia também: Como administrar o orçamento da casa e sair do vermelho em 4 passos!

 

Agora é com você

Para assumir o controle de sua vida financeira é preciso dedicar um tempo para entender como está sua vida financeira. Com as dicas acima é possível dar início ao controle mensal.

Liste os gastos em um caderno ou em uma planilha eletrônica. Tenha disciplina e faça os controles diariamente e totalize ao menos uma vez por semana. Agora é com você!

Conheça meu canal, Planeta Economia, e coloque o mundo da economia em suas mãos, em um dos meu vídeos, falo sobre o mito da dívida “sumir” depois de 5 anos, Confira!

 

Controle das finanças com o Pagou Fácil

Se você quer negociar suas dívidas e ficar no azul, conheça o Pagou Fácil. Uma plataforma 100% online, gratuita e segura de negociação de dívidas.

Em poucos minutos você consegue consultar quais são pendências relacionadas ao seu CPF.

Para isso, basta acessar nosso site: www.pagoufacil.com.br, inserir seus dados e validar a conta com um código de segurança que será enviado para seu e-mail.

Depois, confira as propostas disponíveis. Nesta etapa, você terá acesso a descontos e diferentes possibilidades de parcelamento.

Então, basta escolher a que melhor se encaixa no seu bolso. Tudo isso com privacidade e sem intermediários.

Viu como é simples?! Então, que tal aproveitar para consultar suas pendências financeiras e quitar suas dívidas:

 

NEGOCIAR DÍVIDAS

 

Com Doutorado, Mestrado e Especialização, Reinaldo Cafeo é Economista, Delegado do Conselho Regional de Economia, Consultor Empresarial em Economia e Finanças, Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru e Diretor do Canal Planeta Economia no Youtube.