Como regularizar o CPF online: veja alternativas e resolva os seus problemas

Você já tentou solicitar um cartão de crédito e, de repente, se deparou com a notícia de que seu CPF estava irregular? Esse problema pode gerar muita dor de cabeça e atrapalhar diversas áreas da sua vida. A boa notícia é que vamos te ensinar a como regularizar o CPF online, de forma muito mais fácil e rápida graças à internet. 

A importância de mantê-lo regularizado é maior do que você pode imaginar, porque vai impactar diretamente em todo o seu relacionamento com os bancos, o impedindo de conseguir cartão de crédito, financiamento e empréstimo, para dizer o mínimo.

Sumário

O que é CPF irregular?

Em suma, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um número único atribuído pela Receita Federal a cada cidadão brasileiro. Ele funciona como um identificador pessoal, parecido com um número de identidade, mas também usado para fins tributários e financeiros.

Um CPF irregular acontece quando há pendências que impedem seu uso normal. Ter um CPF irregular pode causar uma série de problemas, como bloqueio de benefícios sociais, dificuldades para conseguir empréstimos, cartão de crédito, entre outros.

Além disso, a Receita Federal pode classificar a situação do CPF em diferentes status, cada um indicando um tipo de problema específico. Entenda mais no tópico a seguir!

Tipos de situação de CPF

Se há alguma irregularidade com o seu CPF, você precisa entender o que significa cada status abaixo, identificar em qual você se encaixa e qual o problema que gerou essa dor de cabeça. Só assim você saberá por onde começar.

CPF pendente de regularização

Quando seu CPF está pendente de regularização significa que você esqueceu de entregar sua declaração de Imposto de Renda ou cometeu erros nas informações.

Portanto, você precisa resolver essa pendência, inclusive pagando o boleto de tributos DARF para a Receita Federal. Caso contrário, pode ter dificuldade em obter financiamentos ou receber a restituição do Imposto de Renda.

CPF suspenso 

Um CPF fica suspenso quando seus dados cadastrais, como nome, data de nascimento ou nome da mãe, estão incorretos. Isso pode causar problemas para emitir documentos oficiais, assinar contratos de serviço ou bancários.

Mas é possível regularizar o CPF na Receita Federal ou em uma agência autorizada, tendo seus documentos em mãos.

CPF cancelado

Seu CPF pode ser cancelado por dois motivos: por decisão judicial ou por duplicidade do CPF, criando algum vínculo com um titular que já faleceu.

Neste caso, é preciso que você procure como regularizar o CPF, online ou presencialmente, porque quando ele é cancelado, você fica impossibilitado de fazer qualquer transação em seu nome.

CPF nulo

Neste caso, o CPF foi anulado devido à fraude no documento. Você pode procurar a Receita Federal para verificar a origem da nulidade e seguir os passos para obter um CPF válido.

CPF negativado

O CPF negativado acontece quando o seu nome é incluído em listas de inadimplência de órgãos de proteção ao crédito.

Isso é comum quando você deixa de pagar uma dívida ou compromisso financeiro, e o credor comunica essa situação às entidades financeiras.

Embora esse status não apareça na situação cadastral da Receita Federal, ele é bastante conhecido pelos brasileiros como estar com o “nome sujo”.

Para verificar se seu CPF está negativado, você pode fazer uma consulta na ferramenta do Pagou Fácil e negociar suas dívidas. Dura só alguns minutos e é gratuito.

Como consultar meu CPF online?

Verificar se o seu CPF está irregular na Receita Federal é um processo simples e rápido que pode ser feito online. Basta seguir esses pequenos passos a seguir:

  • abra o seu navegador de internet e entre na página Comprovante de Situação Cadastral do CPF;
  • digite o seu número de CPF e sua data de nascimento;
  • clique nos caracteres de validação e aperte “sou humano”;
  • clique em “consultar” e veja o status da sua situação cadastral.

Como regularizar o CPF online? 

Depois de consultar seu CPF, saiba que tem como regularizá-lo pela internet no site da Receita Federal, sem precisar sair de casa. Veja como funciona o passo a passo pelo computador:

  • acesse a Receita Federal;
  • selecione a seção “Serviços” ou “Meu CPF”;
  • clique em “Ver todos” da aba CPF(Cadastro de Pessoas Físicas);
  • vá até a seção “Atualização”, caso seu CPF esteja suspenso você pode escolher “Corrigir meu CPF”;
  • em seguida, abrirá a página de “Pedido de Regularização de CPF”, onde você deve preencher número de CPF, nome completo, data de nascimento, entre outros dados;
  • caso você esteja com casos mais complexos, como CPF cancelado ou nulo, você precisa agendar um atendimento em uma unidade da Receita Federal. Você pode marcar por meio da página de agendamento da Receita Federal.

Quando o CPF pode ser regularizado pela internet?

O CPF pode ser regularizado pela internet quando você precisa corrigir informações pessoais, como nome, endereço, nome da mãe etc.

Algumas pendências fiscais também podem ser resolvidas online, como a declaração de Imposto de Renda de anos anteriores. Você pode entregá-las por meio do programa da Receita Federal, o Portal e-CAC. Basta fazer login com sua conta gov.br.

Qual o valor da taxa para regularizar o CPF?

Para muitas situações, a regularização do CPF pode ser feita de graça por meio do site da Receita Federal. Se for necessário comparecer a uma unidade de atendimento, pode haver uma taxa associada ao serviço nas instituições conveniadas.

A taxa para regularização do CPF nas agências conveniadas é de R$ 7,00. No geral, as agências conveniadas com a Receita Federal são:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais;
  • Correios.

Agora que você já sabe como regularizar o CPF online, não deixe sua vida financeira para depois. O primeiro passo para alcançar seus objetivos é negociar dívidas que você carrega há anos e às vezes nem sabe que existem.

Para isso, o Pagou Fácil é confiável, tem uma plataforma digital de autonegociação de dívidas e é empresa líder no mercado de recuperação de crédito há mais de 25 anos. 

Em apenas alguns minutos, a nossa ferramenta te oferece as vantagens de negociar dívidas online sem nem precisar sair de casa.