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Finanças

Como produzir mensagens de cobrança para os seus clientes

Conheça algumas dicas de como produzir mensagens de cobrança para convencer seus clientes inadimplentes e criar um relacionamento mais próximo. 

Na nossa vida pessoal, é muito complicado tocar em assuntos delicados. Agora, quando somos uma empresa, isso é ainda mais sensível. Afinal, como cobrar um cliente sem parecer desrespeitoso ou invasivo? Isso quase nunca é simples. Então, venha descobrir como produzir mensagens de cobrança eficientes conosco! 

Mas antes de começar, vamos deixar uma coisa bem clara: uma mensagem de cobrança deve estar sempre alinhada com a voz da sua empresa e com o perfil de cliente que você possui. 

Essas são estratégias básicas, que nunca devem estar dissociadas da boa educação e da empatia. Uma pessoa inadimplente certamente preferiria não estar nessa posição, e seu convencimento deve levar sempre isso em consideração. 

Tudo isso dito, vamos entender melhor como produzir mensagens de cobrança para os seus clientes! 

 

Como produzir mensagens de cobrança para os seus clientes 

Como adiantamos acima, é preciso ser cuidadoso para que a sua comunicação não tenha o efeito contrário e gere problemas para a sua empresa.

Com isso em mente, fica fácil adequar o seu cenário e encontrar as melhores formas de se aproximar dos clientes e ser bem sucedido nas suas cobranças. Vamos a algumas dicas! 

Conheça a sua persona 

A persona nada mais é do que a definição de um perfil de cliente. Ele é uma caracterização breve do seu “comprador ideal”, como um personagem. Você pode dar um nome a essa persona e descrevê-la como se estivesse apresentando alguém. Tudo isso, é claro, baseado em pesquisas que fará como o seu público-alvo. 

Identificar a persona é fundamental para entender como a sua empresa vai se comunicar. Com esse “personagem” criado, todas as suas comunicações serão escritas direcionadas para alguém que você já conhece, e você entenderá bem melhor como se aproximar do cliente. 

Escolha o melhor canal 

Mandar a mensagem não é a única coisa a se pensar. Na verdade, tão importante quanto isso é saber por onde enviá-la. Qual a melhor forma de abordar o seu cliente e qual perfil de cliente você está cobrando? Ao responder essas perguntas da maneira certa, estará um passo mais próximo de ter sucesso. 

Hoje, é simples entrar em contato por e-mail, mensagens de texto ou mesmo redes sociais e aplicativos de mensagem. Portanto, entenda qual deles é mais eficiente para o seu cliente, faça testes e tenha o resultado que deseja. 

Use a linguagem a seu favor 

Busque por estratégias de convencimento por meio da linguagem. Essa é uma dica de ouro.

Hoje, é possível encontrar diversos cursos de marketing e escrita persuasiva que podem auxiliar na hora de entrar em contato com clientes e convencê-los a tomar uma ação — nesse caso, pagar as dívidas. 

 

Deixe as mensagens de cobrança na mão de especialistas 

Quer ter ainda mais sucesso na sua estratégia de mensagens cobranças? Então esteja ao lado de especialistas nesse momento.

Com ferramentas como a Pagou Fácil, você tem uma empresa ao seu lado para fazer a parte operacional das suas cobranças, bem como uma solução em métodos variados de pagamento que são uma ótima maneira de convencer os clientes inadimplentes. 

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