Como atualizar boleto
Finanças

Como atualizar boleto bancário e organizar seus recebíveis

Afinal, ainda é necessário atualizar boleto bancário vencido? Nós te contamos tudo o que você precisa saber para não se perder com esses recebimentos. 

O boleto bancário é um dos mais tradicionais métodos de pagamento no Brasil, ainda mais quando falamos de emissões de cobranças de empresas.  

Isso ocorre por diversos aspectos, seja pelo costume e ou pela parcela da população que não possui conta bancária.

E isso pode levar muitas empresas a se questionarem como atualizar boleto bancário. 

Bom, vale lembrar que boleto também é um método com taxas menores se comparado a alguns dos mais comuns, como os cartões de crédito e de débito.

Apesar da popularização do PIX, ele ainda não caiu em desuso. 

Segundo o Banco Central, no que diz respeito à participação de cada instrumento na quantidade de transações feitas no varejo em 2020, o boleto assume o terceiro lugar. 

Mas, é realmente necessário atualizar o boleto bancário vencido e emitir novas vias para os devedores? É isso que nós vamos explicar aqui! 

Leia também: Gestão de cobrança online: por que usar? 

 

Como atualizar boleto bancário? 

Desde 2018, essa prática já não é mais necessária. Antigamente, quando um boleto vencia, era necessário atualizá-lo, considerando a multa a ser aplicada e o novo prazo de pagamento. 

Contudo, a Nova Plataforma de Cobrança (NPC), desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), resolveu todo o problema. 

A partir da inauguração do NPC, todos os documentos de pagamento desse tipo são registrados quando emitidos, contendo informações do cobrador e do devedor.

Dessa maneira, fica fácil atualizar automaticamente os boletos vencidos na hora do pagamento. 

Funciona assim: todos os boletos já são emitidos com uma data de validade e com os dados do pagador e do cobrador (como CNPJ, CPF e nome).

Além disso, é claro, também são incluídos os valores do pagamento. 

Como o registro é feito pelo NPC, o valor da multa ao pagar um boleto depois do vencimento é cobrado automaticamente.

A exceção são os boletos que não autorizam o pagamento depois do prazo. 

Nesses casos, geralmente os bancos de cada empresa possuem um serviço de atualização do boleto bem simples, que pode ser encontrado no próprio site da instituição.

Normalmente, com o CPF do pagador, o CNPJ do beneficiário e a identificação única do boleto já é possível fazer o processo. 

 

Demonstração Gratuita Pagou Fácil

Organize seus recebíveis 

Para não ter nenhuma dor de cabeça ao cobrar seus passivos, organização é fundamental. Então, você pode utilizar ferramentas de automatização para ficar despreocupado sobre a emissão e cobrança de dívidas. 

Essas soluções auxiliam na gestão dos seus recebíveis e oferecem diversas outras facilidades de pagamento, como:

  • PIX,
  • Cartões de crédito e débito e
  • Até pagamentos alternativos. 

Após a contratação dos serviços você passa a ter uma empresa responsável por fazer a interlocução entre os seus clientes, sejam eles adimplentes ou inadimplentes. 

Contudo, as cobranças podem ocorrer por meio de ligações, e-mails, SMS e outras plataformas. Aumentando assim, a possibilidade de resgate dos valores que ainda não chegaram ao seu caixa. 

 

Atualizar boleto bancário para não perder nada 

Se você se interessou pela ideia de não precisar mais se preocupar com a atualização dos seus boletos e cobrança de clientes inadimplentes, que tal conhecer 0 Pagou Fácil 

A plataforma é completamente focada em pagamentos online e permite que você receba seus repasses diariamente. Além de fazer toda a gestão da carteira de títulos. 

Oferecemos uma plataforma de gestão completa para fazer a cobrança online de seus clientes inadimplentes.

E mais, com a nossa ferramenta você escolhe como receber os seus pagamentos, o desconto que quer oferecer e por qual canal falar com o seu cliente.

Veja mais alguns dos nossos principais benefícios:

  • Emissão ilimitada de cobrança;
  • Sem fidelidade mensal;
  • Cobrança via e-mail e SMS;
  • Contato personalizado;
  • Plataforma 100% segura.

Portanto, para descobrir como podemos ajudar a sua empresa, fale com um dos nossos especialistas:

 

FALAR COM UM ESPECIALISTA