taxa selic
Educação financeira

Como a taxa Selic impacta sua vida financeira

O Banco Central brasileiro define a cada 45 dias qual é a taxa Selic. Mas, afinal, você sabe como a taxa Selic impacta na sua vida financeira?

Continue acompanhando o nosso artigo e descubra!

 

O que é a Taxa Selic?

A taxa Selic é a taxa básica da economia.

Funciona assim: historicamente o setor público gasta mais dinheiro do que arrecada em termos de impostos. A diferença entre a entrada de dinheiro para o governo e o gasto, quando negativa, é chamada de déficit (se fosse positiva seria superávit).

Para cobrir o déficit público o governo emite títulos. Para que as empresas, os bancos e as pessoas físicas de um modo geral comprem estes títulos ele oferece uma taxa de juros.

Esta taxa é exatamente a taxa Selic. Atualmente a taxa está em 13,75% ao ano.

Além de financiar o déficit público esta taxa serve de referência para formar as taxas de juros no mercado financeiro.

Tomemos como exemplo uma instituição financeira qualquer. Esta Instituição pode com o seu próprio dinheiro comprar títulos públicos e ganhar 13,75% ao ano.

Sendo assim, se ela não quiser utilizar seus próprios recursos ela irá captar dinheiro junto ao público, os investidores.

Como ela pode destinar o dinheiro para ter uma taxa de 13,75% ao ano, a tendência é que ela ofereça a estes investidores uma taxa de juros menor do que os 13,75% ao ano.

 

vantagens de ter o nome limpo

Leia também: Como limpar o nome de graça? Confira 3 passos rápidos

 

Qual o impacto da taxa Selic na sua vida financeira?

Assim um dos reflexos que pode impactar diretamente sua vida financeira, nesse exemplo, é a redução do ganho financeiro quando for aplicar seu dinheiro no mercado financeiro.

Pois, quanto menor a taxa Selic, menores serão os rendimentos de juros.

Na outra ponta, quem precisa de dinheiro emprestado pode conseguir este recurso a uma taxa de juros menor.

Ela interfere diretamente na tomada de empréstimo ou de uso do crédito. Se o juro está alto, fica mais caro pegar dinheiro emprestado e, logo, pressiona-se para uma redução do consumo. Havendo a diminuição da demanda pela aquisição de bens e serviços, a tendência é que a inflação caia ou entre em estagnação.

Na prática, além de influenciar a taxa de juros em operações de crédito, a taxa Selic também influencia o desempenho de diversos investimentos financeiros e índices inflacionários.

Em alguns tipos de investimento, o rendimento das aplicações está relacionado à Selic. Então, os investidores conseguem retornos maiores quando essa taxa alcança patamares mais altos.

Portanto, a Selic afeta a vida das pessoas de diferentes maneiras. Em momentos de alta da taxa, os juros tendem a ser maiores, o que tende a reduzir os pedidos de crédito no país.

O oposto também acontece: com a Selic mais baixa, o custo para pedir crédito também diminui e mais pessoas começam a fazer pedidos no mercado.

Em resumo: com juros menores, perde quem está investindo no mercado financeiro. Porém, quem precisa de recursos (empréstimos, por exemplo), tem vantagens, já que o custo é menor, com efeito positivo para a economia.

 

Com Doutorado, Mestrado e Especialização, Reinaldo Cafeo é Economista, Delegado do Conselho Regional de Economia, Consultor Empresarial em Economia e Finanças, Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru e Diretor do Canal Planeta Economia no Youtube.