cobrar cliente inadimplente
Finanças

7 dicas de como atender um cliente inadimplente

Descubra neste artigo o que fazer para lidar com clientes inadimplentes de maneira simples e eficiente.

Gerenciar um negócio não é fácil, pois envolve muitos desafios, e um dos mais difíceis é lidar com cliente inadimplente.

A empresa fica em uma situação complicada, pois precisa cobrar o valor, mas também não quer perder o comprador.

A partir desse desafio, preparamos um artigo especial com 7 dicas de como atender um cliente inadimplente. Então, continue conosco para descobrir.

Boa leitura!

 

Por que cliente inadimplente pode ser um grave problema para a empresa?

A principal razão da inadimplência ser tão temida pelas empresas é porque ela evita o recebimento do pagamento e traz muitos gastos além do previsto, gerando problemas de gestão financeira.

Isso acontece porque a organização precisa empregar um grande tempo de sua força de trabalho na realização das cobranças.

Esse processo não é nada fácil. Pois envolve algumas atividades, como:

  • A realização de negociações,
  • A escuta das motivações da irregularidade,
  • A efetivação de um acompanhamento,
  • O cálculo de juros e
  • Às vezes, em casos graves, o acionamento da justiça.

Entretanto, todos esses procedimentos são desgastantes e demandam muita dedicação da equipe.

Os profissionais precisam ser bem treinados para lidar bem com os devedores, tratando-os de forma respeitosa e cordial.

Assim, há também custos adicionais com capacitação.

A forma de agir também deve ser muito bem calculada. Pois a organização não pode desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor.

Ela tem direito ao pagamento, mas a cobrança não pode causar dano moral ou constrangimento para o cliente.

 

7 dicas de como atender um cliente inadimplente

Existem algumas estratégias para lidar com o cliente inadimplente, veja a seguir como você pode proceder.

1) Use um sistema de notificações de cobranças

Com o grande volume de informações que as pessoas lidam atualmente, é comum a ocorrência de esquecimento de informações importantes.

Muitas vezes, as pessoas confundem as datas de pagamento, embaralham os papéis ou sequer se lembram que tinham algo para pagar.

Então, lembrar o consumidor sobre a dívida pode ser uma ótima estratégia para evitar aborrecimentos. Isso não precisa ser feito de forma manual.

Dependendo do tamanho do negócio, seria muito trabalhoso enviar um e-mail ou ligar para cada cliente inadimplente.

Contudo, você pode utilizar um sistema de gestão de cobranças.

Assim, solução automatiza o processo de envio de lembretes ou de mensagens alertando para o atraso de conta.

 

2) Respeite o Código de Defesa do Consumidor

Código de Defesa do Consumidor é uma importante documentação que regulamenta as relações de comércio e assegura a integridade dos consumidores.

Ele garante vários direitos para o cliente e exige que as cobranças sejam feitas de forma discreta, educada e não invasiva.

Portanto, é fundamental conhecer bem essas normas para ter uma postura adequada com os compradores e preservar boas relações com o público.

Além disso, o conhecimento das regras ajuda a evitar ações judiciais e processos.

 

3) Facilite o pagamento de contas em atraso

Às vezes os consumidores desejam pagar a conta. Mas, por uma série de problemas, não conseguem acessar os canais de pagamento mais convencionais.

Por isso, nesse momento, é fundamental escutar o cliente e oferecer alternativas para ele.

Você pode perguntar ao consumidor qual seria a melhor via para quitação e atender a essa demanda, se for preciso.

O importante é mostrar que há canais diversificados e que o pagamento da dívida pode ser feito de forma fácil.

Pois, isso promove um bom relacionamento entre a empresa e o cliente e simplifica todo o processo.

 

Finanças na empresa

 

4) Mantenha canais de comunicação eficientes

Investir em bons canais de comunicação é um passo decisivo para facilitar a cobrança e o contato com o cliente inadimplente.

Com meios ruins para trocar informações, a organização tem custos adicionais, desgaste e geração de interferências e ruídos na transmissão das mensagens.

Todavia, hoje em dia, com e-mail, celular e WhatsApp, ficou muito mais fácil trocar dados com os consumidores. O que otimiza o diálogo e a busca de alternativas.

Não é recomendado que a empresa deixe o processo de cobrança prejudicar a relação com o consumidor.

Pois, se o empreendimento comete essa falha, corre o risco de perder o dinheiro e o cliente.

Há muitas formas amigáveis de fazer a solicitação do pagamento da dívida. Mas mais efetivo ainda é ter um sistema preventivo, com estratégias para lembrar a pessoa do prazo por várias fontes.

 

5) Faça cobrança de maneira proativa

É importante ter um bom planejamento sobre a forma de cobrar o cliente, evitando deixar a situação atingir um extremo.

O ideal é fazer as comunicações de forma gradativa e respeitosa.

Sobretudo, não deixe passar muito tempo depois do prazo de recebimento para enviar uma notificação.

Além disso, lembrar o comprador antes do vencimento do prazo é uma boa alternativa.

O ideal é ter um setor estruturado na empresa para a efetivação das cobranças.

É importante adicionar uma estratégia sólida e efetiva, que preze por solicitações de pagamento de forma ética e cordial com o cliente.

Confira as diversas formas de pagamento no Pagou Fácil:

 

6) Faça um contrato em caso de vendas de maior valor

Uma ótima forma de assegurar seus direitos em casos de transações que envolvem grandes quantias é fazer um contrato.

Estabeleça as cláusulas com cuidado, prevendo as medidas que podem ser tomadas caso o cliente não efetue o pagamento até a data marcada.

Além disso, demarque os direitos e deveres de cada parte envolvida.

Ao cumprir com o que cabe ao seu empreendimento, você vai ter todo o direito de fazer a cobrança. Isso promove segurança para sua empresa e evita calotes.

Leia também: Régua de Cobrança: como funciona?

 

7) Analise o crédito antes de vender para um cliente inadimplente

A Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são importantes portais para qualquer gestor.

Por meio dessas páginas, é possível ver se um cliente está com dívidas no nome dele.

Caso tenha dúvida em alguma negociação, você pode adiar ou até mesmo recusar a venda.

Se não tiver certeza, evite concretizar a operação de compra. Isso minimiza os riscos e dificuldades para a empresa.

 

Como o Pagou Fácil pode ajudar na cobrança dos seus clientes inadimplentes

O Pagou Fácil é uma empresa especializada em gestão de cobranças.

Uma solução digital completa, fácil e segura, com o propósito de facilitar negociações de contas em atraso.

Assim, oferecemos uma plataforma de gestão completa para fazer a cobrança online e automatizada de clientes inadimplentes.

Aliás, com a nossa ferramenta você escolhe como receber os seus pagamentos, o desconto que quer oferecer e por qual canal falar com os seus clientes.

Confira mais alguns dos nossos principais benefícios:

  • Emissão ilimitada de cobrança;
  • Sem fidelidade mensal;
  • Cobrança via e-mail e SMS;
  • Contato personalizado;
  • Plataforma 100% segura.

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