7 dicas de como atender um cliente inadimplente
Descubra neste artigo o que fazer para lidar com clientes inadimplentes de maneira simples e eficiente.
Gerenciar um negócio não é fácil, pois envolve muitos desafios, e um dos mais difíceis é lidar com cliente inadimplente.
A empresa fica em uma situação complicada, pois precisa cobrar o valor, mas também não quer perder o comprador.
A partir desse desafio, preparamos um artigo especial com 7 dicas de como atender um cliente inadimplente. Então, continue conosco para descobrir.
Boa leitura!
Por que cliente inadimplente pode ser um grave problema para a empresa?
A principal razão da inadimplência ser tão temida pelas empresas é porque ela evita o recebimento do pagamento e traz muitos gastos além do previsto, gerando problemas de gestão financeira.
Isso acontece porque a organização precisa empregar um grande tempo de sua força de trabalho na realização das cobranças.
Esse processo não é nada fácil. Pois envolve algumas atividades, como:
- A realização de negociações,
- A escuta das motivações da irregularidade,
- A efetivação de um acompanhamento,
- O cálculo de juros e
- Às vezes, em casos graves, o acionamento da justiça.
Entretanto, todos esses procedimentos são desgastantes e demandam muita dedicação da equipe.
Os profissionais precisam ser bem treinados para lidar bem com os devedores, tratando-os de forma respeitosa e cordial.
Assim, há também custos adicionais com capacitação.
A forma de agir também deve ser muito bem calculada. Pois a organização não pode desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor.
Ela tem direito ao pagamento, mas a cobrança não pode causar dano moral ou constrangimento para o cliente.
7 dicas de como atender um cliente inadimplente
Existem algumas estratégias para lidar com o cliente inadimplente, veja a seguir como você pode proceder.
1) Use um sistema de notificações de cobranças
Com o grande volume de informações que as pessoas lidam atualmente, é comum a ocorrência de esquecimento de informações importantes.
Muitas vezes, as pessoas confundem as datas de pagamento, embaralham os papéis ou sequer se lembram que tinham algo para pagar.
Então, lembrar o consumidor sobre a dívida pode ser uma ótima estratégia para evitar aborrecimentos. Isso não precisa ser feito de forma manual.
Dependendo do tamanho do negócio, seria muito trabalhoso enviar um e-mail ou ligar para cada cliente inadimplente.
Contudo, você pode utilizar um sistema de gestão de cobranças.
Assim, solução automatiza o processo de envio de lembretes ou de mensagens alertando para o atraso de conta.
2) Respeite o Código de Defesa do Consumidor
O Código de Defesa do Consumidor é uma importante documentação que regulamenta as relações de comércio e assegura a integridade dos consumidores.
Ele garante vários direitos para o cliente e exige que as cobranças sejam feitas de forma discreta, educada e não invasiva.
Portanto, é fundamental conhecer bem essas normas para ter uma postura adequada com os compradores e preservar boas relações com o público.
Além disso, o conhecimento das regras ajuda a evitar ações judiciais e processos.
3) Facilite o pagamento de contas em atraso
Às vezes os consumidores desejam pagar a conta. Mas, por uma série de problemas, não conseguem acessar os canais de pagamento mais convencionais.
Por isso, nesse momento, é fundamental escutar o cliente e oferecer alternativas para ele.
Você pode perguntar ao consumidor qual seria a melhor via para quitação e atender a essa demanda, se for preciso.
O importante é mostrar que há canais diversificados e que o pagamento da dívida pode ser feito de forma fácil.
Pois, isso promove um bom relacionamento entre a empresa e o cliente e simplifica todo o processo.
4) Mantenha canais de comunicação eficientes
Investir em bons canais de comunicação é um passo decisivo para facilitar a cobrança e o contato com o cliente inadimplente.
Com meios ruins para trocar informações, a organização tem custos adicionais, desgaste e geração de interferências e ruídos na transmissão das mensagens.
Todavia, hoje em dia, com e-mail, celular e WhatsApp, ficou muito mais fácil trocar dados com os consumidores. O que otimiza o diálogo e a busca de alternativas.
Não é recomendado que a empresa deixe o processo de cobrança prejudicar a relação com o consumidor.
Pois, se o empreendimento comete essa falha, corre o risco de perder o dinheiro e o cliente.
Há muitas formas amigáveis de fazer a solicitação do pagamento da dívida. Mas mais efetivo ainda é ter um sistema preventivo, com estratégias para lembrar a pessoa do prazo por várias fontes.
5) Faça cobrança de maneira proativa
É importante ter um bom planejamento sobre a forma de cobrar o cliente, evitando deixar a situação atingir um extremo.
O ideal é fazer as comunicações de forma gradativa e respeitosa.
Sobretudo, não deixe passar muito tempo depois do prazo de recebimento para enviar uma notificação.
Além disso, lembrar o comprador antes do vencimento do prazo é uma boa alternativa.
O ideal é ter um setor estruturado na empresa para a efetivação das cobranças.
É importante adicionar uma estratégia sólida e efetiva, que preze por solicitações de pagamento de forma ética e cordial com o cliente.
Confira as diversas formas de pagamento no Pagou Fácil:
6) Faça um contrato em caso de vendas de maior valor
Uma ótima forma de assegurar seus direitos em casos de transações que envolvem grandes quantias é fazer um contrato.
Estabeleça as cláusulas com cuidado, prevendo as medidas que podem ser tomadas caso o cliente não efetue o pagamento até a data marcada.
Além disso, demarque os direitos e deveres de cada parte envolvida.
Ao cumprir com o que cabe ao seu empreendimento, você vai ter todo o direito de fazer a cobrança. Isso promove segurança para sua empresa e evita calotes.
Leia também: Régua de Cobrança: como funciona?
7) Analise o crédito antes de vender para um cliente inadimplente
A Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são importantes portais para qualquer gestor.
Por meio dessas páginas, é possível ver se um cliente está com dívidas no nome dele.
Caso tenha dúvida em alguma negociação, você pode adiar ou até mesmo recusar a venda.
Se não tiver certeza, evite concretizar a operação de compra. Isso minimiza os riscos e dificuldades para a empresa.
Como o Pagou Fácil pode ajudar na cobrança dos seus clientes inadimplentes
O Pagou Fácil é uma empresa especializada em gestão de cobranças.
Uma solução digital completa, fácil e segura, com o propósito de facilitar negociações de contas em atraso.
Assim, oferecemos uma plataforma de gestão completa para fazer a cobrança online e automatizada de clientes inadimplentes.
Aliás, com a nossa ferramenta você escolhe como receber os seus pagamentos, o desconto que quer oferecer e por qual canal falar com os seus clientes.
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