5 etapas do atendimento de cobrança para o seu negócio
Como o atendimento de cobrança personalizado e terceirizado pode ajudar nos bons resultados do seu negócio? Veja neste artigo!
Se você é dono de um negócio, certamente já teve que encarar a inadimplência, em maior ou menor nível, de clientes. E quando isso ocorre, não há alternativa senão buscar reembolsar os valores devidos. Para isso, é muito importante saber fazer um bom atendimento de cobrança.
Para ter ideia de como esse é um problema comum, uma pesquisa do Serasa Experian aponta que 5 em cada 10 pequenas ou médias empresas sofreram com clientes inadimplentes durante a pandemia de coronavírus.
Ao olhar para esse dado, não é de se assustar que seja necessário definir estratégias eficientes de atendimento de cobrança para convencer os clientes devedores. Então, para saber mais sobre isso, é só ficar conosco neste artigo.
O que é atendimento de cobrança?
Basicamente, um atendimento de cobrança é todo o processo de abordagem com um cliente inadimplente feito por uma empresa terceirizada, desde o contato até, se tudo der certo, o recebimento do valor.
Mas não se engane achando que um atendimento é simples. Além de exigir planejamento, também é necessário ter muito cuidado para que nenhum cliente se sinta ofendido ou mesmo invadido.
Portanto, para ter tudo isso bem claro, conheça as 5 etapas do atendimento de cobrança para o seu negócio.
5 etapas do atendimento de cobrança para o seu negócio
1 – Planejamento
O primeiro passo para começar o seu atendimento de cobrança é planejar. Isso envolve conhecer o perfil dos seus clientes devedores e disponibilizar todas as informações importantes para seus colaboradores que entrarão em contato com ele.
No entanto, nesse momento, a palavra-chave é organização.
2 – Contato
Uma vez que a equipe responsável por conversar com o cliente inadimplente tiver todas as informações necessárias em mãos, é hora de entrar em contato.
Nesse momento, o seu time deve estar muito bem treinado. Pois, a abordagem deve ser sempre respeitosa, mesmo que convincente.
3 – Compreensão do caso
Nem sempre você será capaz de conseguir de volta todo o valor devido. Isso é bem comum e, nesses casos, é preciso compreender qual foi o caso.
Se está evidente que o cliente não terá possibilidades de pagar, comece a pensar em fazer uma tratativa.
4 – Negociação
O que nos leva a este passo. A negociação ocorre quando é do interesse de ambas as partes aniquilar a dívida e ter uma situação em que ninguém saia perdendo muito.
Contudo, você deve ficar atento às condições e tentar chegar em um equilíbrio entre o que vai beneficiar a sua empresa e ajudar o cliente.
5 – Use uma ferramenta de cobranças
A forma mais prática de conseguir recuperar o que seus clientes estão devendo é utilizando uma ferramenta de cobranças.
Com esse tipo de plataforma, você pode ter foco total no seu próprio negócio. Enquanto a outra empresa fica responsável por cobranças, negociações e oferta de métodos de pagamento.
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