Atendimento de cobrança
Finanças

5 etapas do atendimento de cobrança para o seu negócio

Como o atendimento de cobrança personalizado e terceirizado pode ajudar nos bons resultados do seu negócio? Veja neste artigo!

Se você é dono de um negócio, certamente já teve que encarar a inadimplência, em maior ou menor nível, de clientes. E quando isso ocorre, não há alternativa senão buscar reembolsar os valores devidos. Para isso, é muito importante saber fazer um bom atendimento de cobrança.

Para ter ideia de como esse é um problema comum, uma pesquisa do Serasa Experian aponta que 5 em cada 10 pequenas ou médias empresas sofreram com clientes inadimplentes durante a pandemia de coronavírus. 

Ao olhar para esse dado, não é de se assustar que seja necessário definir estratégias eficientes de atendimento de cobrança para convencer os clientes devedores. Então, para saber mais sobre isso, é só ficar conosco neste artigo. 

 

 O que é atendimento de cobrança? 

Basicamente, um atendimento de cobrança é todo o processo de abordagem com um cliente inadimplente feito por uma empresa terceirizada, desde o contato até, se tudo der certo, o recebimento do valor. 

Mas não se engane achando que um atendimento é simples. Além de exigir planejamento, também é necessário ter muito cuidado para que nenhum cliente se sinta ofendido ou mesmo invadido.

Portanto, para ter tudo isso bem claro, conheça as 5 etapas do atendimento de cobrança para o seu negócio. 

 

 5 etapas do atendimento de cobrança para o seu negócio 

1 – Planejamento

O primeiro passo para começar o seu atendimento de cobrança é planejar. Isso envolve conhecer o perfil dos seus clientes devedores e disponibilizar todas as informações importantes para seus colaboradores que entrarão em contato com ele.

No entanto, nesse momento, a palavra-chave é organização. 

2 – Contato 

Uma vez que a equipe responsável por conversar com o cliente inadimplente tiver todas as informações necessárias em mãos, é hora de entrar em contato.

Nesse momento, o seu time deve estar muito bem treinado. Pois, a abordagem deve ser sempre respeitosa, mesmo que convincente. 

 3 – Compreensão do caso 

Nem sempre você será capaz de conseguir de volta todo o valor devido. Isso é bem comum e, nesses casos, é preciso compreender qual foi o caso.

Se está evidente que o cliente não terá possibilidades de pagar, comece a pensar em fazer uma tratativa. 

4 – Negociação 

O que nos leva a este passo. A negociação ocorre quando é do interesse de ambas as partes aniquilar a dívida e ter uma situação em que ninguém saia perdendo muito.

Contudo, você deve ficar atento às condições e tentar chegar em um equilíbrio entre o que vai beneficiar a sua empresa e ajudar o cliente.

 5 – Use uma ferramenta de cobranças 

A forma mais prática de conseguir recuperar o que seus clientes estão devendo é utilizando uma ferramenta de cobranças.

Com esse tipo de plataforma, você pode ter foco total no seu próprio negócio. Enquanto a outra empresa fica responsável por cobranças, negociações e oferta de métodos de pagamento. 

 

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Então é hora de conhecer o Pagou Fácil!

Com o Pagou Fácil é possível escolher como receber os pagamentos da sua empresa, o desconto que quer oferecer e por qual canal falar com o seu cliente inadimplente. 

Portanto, nós fazemos do seu jeito e como ficar melhor para os seus clientes. Confira um pouco dos nossos processos: 

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  • Enviamos e-mails e SMS personalizados com a sua marca; 
  • Desenvolvemos as melhores estratégias para recuperar o seu crédito; 
  • Oferecemos o melhor relacionamento pelo canal de preferência do seu cliente. 

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