lidar com clientes inadimplentes
Finanças

5 dicas de como lidar com clientes inadimplentes

Muitos empresários e empresárias ficam em dúvida sobre como lidar com clientes inadimplentes. Por isso, temos as dicas certas para você!

Saber como lidar com clientes inadimplentes pode ser um desafio para muitas empresas. Afinal, além de ser um valor que pode prejudicar o fluxo de caixa do negócio, a inadimplência também ameaça o relacionamento entre a empresa e o consumidor. 

Nesse contexto, ainda é muito comum vermos gestores ou gestoras que acabam perdendo o cliente por não saberem como contornar a situação de inadimplência.

Saiba que isso pode ser um problema, afinal, conquistar um novo cliente é muito mais caro do que manter um atual. 

Pensando em tudo isso, neste artigo listamos 5 dicas sobre como lidar com clientes inadimplentes para você encarar essa questão de uma vez por todas.

Prepare toda sua atenção para essas dicas e anote o que for preciso para começar! 

Boa leitura. 

 

Como lidar com clientes inadimplentes?

Como primeiro passo, é importante que saiba que os clientes inadimplentes não são todos os que estão com valores em aberto em parcelamentos, por exemplo.

A inadimplência acontece quando um acordo deixa de ser cumprido, ou seja, um valor deixa de ser pago na data prevista. 

Sendo assim, os clientes inadimplentes são os que estão com pagamentos em atraso.

Nesse caso, seu objetivo é recuperar esse valor o mais rápido possível (afinal, faz parte do fluxo de caixa do seu negócio).

Porém, isso deve ser feito considerando a situação de cada cliente para encontrarem, juntos, a melhor saída. 

Com isso em mente, confira as dicas sobre como lidar com clientes inadimplentes. 

 

1) Faça uma análise do perfil do cliente

Lidar com a inadimplência começa antes de ela acontecer. Ou seja, com ações preventivas para evitar que um cliente deixe de te pagar. 

Para isso, uma ótima dica é fazer uma análise de perfil dos novos clientes antes de conceder o crédito.

Se você está vendendo para a pessoa pela primeira vez e ainda não possui nenhum histórico de pagamento, priorize meios que dão maior garantia de recebimento, como o parcelamento no cartão de crédito. 

Nesse contexto, outra dica importantíssima é sempre ter todos os dados atualizados dos clientes.

Dessa forma, caso seja necessário entrar em contato para realizar alguma cobrança ou negociação, você conseguirá. 

Pode parecer óbvio, mas, por aqui já vimos muitos casos de clientes com cadastros desatualizados, o que impossibilita o contato quando é preciso realizar alguma negociação. 

2) Sempre faça contratos

O contrato é uma garantia de que o cliente está ciente com todas as suas condições de vendas caso algo saia do combinado. 

Inclusive, no contrato é muito importante constar a sua política de cobranças. Se a sua empresa ainda não possui uma, nossa dica é que comece agora mesmo.

Inclua na política todos os valores de juros e/ou multa por atraso e os demais itens importantes que farão parte de sua forma de cobrança.  

Assim, caso algum cliente conteste os valores que estão sendo cobrados, você terá a garantia do contrato de que ele/ela estava ciente dessas condições no momento da venda. 

Leia também: Finanças na Empresa: Como equilibrar a Saúde Financeira do seu negócio

3) Faça cobrança preventiva

A cobrança preventiva também é uma estratégia que começa antes do cliente se tornar inadimplente. Nesse contexto, um dos tipos mais comuns é o lembrete de pagamento. 

O lembrete é uma comunicação (normalmente enviada por mensagem ou e-mail) enviada antes da data de vencimento de uma conta, com o objetivo de lembrar o cliente sobre o vencimento próximo. 

Isso é uma ótima forma de manter o(a) cliente atento(a) ao valor em aberto, evitando esquecimentos que podem comprometer o valor a ser pago.

Em meio a isso, uma ótima ideia é oferecer algum tipo de benefício para o pagamento antecipado. 

Dessa forma, além de lembrar o cliente sobre o vencimento, você também o incentiva a realizar o pagamento antecipado, evitando a inadimplência. 

 

Finanças na empresa

4) Utilize a abordagem correta para lidar com clientes inadimplentes

Poderíamos fazer um artigo todo apenas sobre a abordagem correta para lidar com clientes inadimplentes (inclusive, o que você acha dessa ideia? 🙂

De forma resumida, utilizar a abordagem correta com clientes inadimplentes está relacionado com 4 pontos principais: 

  • Capacitação do time de atendimento:

É preciso treinar as pessoas do seu time que farão o contato de cobrança com os clientes inadimplentes.

Isso porque, muitas vezes a inadimplência é uma situação de desconforto que pode deixar a atritada relação com os clientes.

Por isso, é preciso ter a postura correta para contornar qualquer situação e encontrar a melhor solução junto ao cliente. 

  • Escolha de ferramentas adequadas para lidar com clientes inadimplentes

Utilizar as ferramentas adequadas faz toda a diferença em uma gestão de cobrança eficaz.

Além de ter a postura adequada, seu time também precisa do suporte correto de ferramentas para registrar todas as interações e consultar os dados e opções disponíveis em cada negociação.

Por isso, invista em plataformas que contribuam para um bom atendimento e até mesmo automatizem essas rotinas. 

  • Uso dos canais corretos

Cada momento de contato exige um canal diferente, e a escolha errada de canal em cada passo pode comprometer o sucesso de sua estratégia de cobrança.

Por exemplo, falamos no tópico acima sobre cobrança preventiva, nesse caso escolher a comunicação por ligação poderia ser mais invasivo, visto que o cliente ainda não está inadimplente. 

  • Tom adequado da comunicação utilizada

A cobrança é uma forma de atendimento ao cliente, assim como qualquer outro contato entre empresa e consumidor.

Por conta disso, é preciso saber a maneira correta de tratar cada caso, sempre com muita atenção e educação, é claro.

Utilizar abordagens incorretas pode afastar seu cliente e levar a insucessos na negociação.  

5) Facilite os meios de pagamento

Por último, mas não menos importante, nossa dica de ouro sobre como lidar com clientes inadimplentes é facilitar o pagamento. 

Se um cliente não pagou uma conta anteriormente, significa que ele não teve condições de realizar o pagamento daquela forma.

Por isso, mais do que cobrar, é preciso entender a situação atual da pessoa para oferecer condições que se encaixem em sua realidade. 

Nesse contexto, diversificar os meios de pagamento é fundamental.

Por isso, busque sempre por parceiros que ajudem seu negócio a facilitar o pagamento dos clientes. 

 

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Agora que já conheceu nossas dicas, temos um bônus: seu negócio pode contar com o Pagou Fácil para lidar com seus clientes inadimplentes. 

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