Educação financeira

3 dicas para não cair em golpes na Black Friday

Saiba como não cair em golpes na Black Friday e aproveite a maior data comercial com segurança e responsabilidade

A Black Friday já se tornou um feriado tradicional do comércio brasileiro. E se engana quem acha que essa data vai deixar de ser importante no mercado nacional. Quanto mais nos acostumamos com esse período de promoções e descontos, mais ficamos ligados em alguns detalhes nessa época. Por isso, é bom estar de olho em dicas para não cair em golpes na Black Friday. 

Para ter uma ideia, no ano de 2020, as vendas durante esse período passaram de R$ 5,1 bilhões, segundo a Neotrust/Compre&Confie. Esse valor já foi superior ao do ano de 2019. Tudo isso mostra como a Black Friday vem se tornando uma marca no consumo dos clientes e na gestão dos vendedores. 

Mas, certamente, em algum momento você já ouviu alguma história sobre lojas que subiram drasticamente o preço de um produto próximo a data para diminuir logo depois, ou mesmo alguém que comprou um produto que nunca foi entregue. 

Bom, é justamente para fugir dessas situações que nós trouxemos, neste texto, 3 dicas para não cair em golpes na Black Friday. 

Vamos lá? Então, boa leitura!

Conheça as dicas para não cair em golpes na Black Friday 

Um estudo da empresa especializada em soluções antifraude ClearSale, mostrou que fraudes devem crescer 52% durante a Black Friday. Mesmo que isso não signifique nem de longe que essa é a regra, cair em um golpe nesse período pode ser muito frustrante, ainda que seja uma exceção. Então, preste atenção no que você deve levar em conta ao buscar e comprar seus produtos.

Leia também:

Planilha para controle financeiro pessoal: saiba como montar a sua

Planilha para controle pessoal

1) Fique de olho nos preços previamente 

Uma prática de golpe que ficou famosa nas Black Fridays é o famoso desconto “metade do dobro”. Nesses casos, empresas aumentam muito o valor dos seus produtos se preparando para o feriado comercial e, durante ele, diminuem o valor para algo próximo ao original. 

Uma boa maneira para evitar isso é simplesmente acompanhar o valor do produto que você deseja comprar nos meses anteriores, para ter uma ideia do tamanho do desconto real quando a Black Friday chegar.  

Mas, se você quer algo mais prático para poupar seu tempo, também existem diversas opções de comparadores de preço online que fazem gráficos do histórico do valor de um produto em diversas lojas. 

 

2) Não esqueça da entrega! 

Uma outra excelente dica para evitar golpes na Black Friday é se atentar à entrega. Algumas vezes, a empresa pode realmente aplicar um desconto grande no valor bruto do produto e compensá-lo com um frete maior. 

Por isso, se você já consome frequentemente na internet, é provável que estranhe um valor muito diferente do comum para o seu endereço. 

Ainda assim, tente estar planejado para os produtos que já imagina que irá comprar na data. Algum tempo antes da Black Friday, simule a mesma entrega e calcule o valor total da soma entre o produto e ela. 

Formas de pagamento: como escolher a melhor?

 

3) Cuidado com a segurança dos dados para não cair em golpes na Black Friday

Além de se preocupar com a sua segurança financeira, também é importante estar de olho nos seus dados pessoais. Informações como número de CPF e cartão de crédito são sensíveis e podem gerar um grande problema quando caem nas mãos erradas. 

Ao fazer uma compra, se certifique de que aquela loja tem boas recomendações e credibilidade. Além disso, tome cuidado para não cair em golpes de páginas reproduzidas de lojas grandes.  

Por isso, fique de olho no endereço que aparece na barra de busca do seu navegador e nos protocolos de segurança que você já está acostumado a passar quando compra nela.  

Também é preferível usar um cartão digital, que pode ser feito para uma única compra no aplicativo do seu banco. 

Com essas dicas ficou mais fácil evitar cair em golpes durante a Black Friday! Boas compras.