Com um primeiro registro em Wuhan, a capital da província Hubei, na China, o coronavírus se tornou o tema mais conhecido em todo o mundo nos últimos meses, depois de registrar aumentos surpreendentes de casos confirmados em todos os continentes do globo.
Como já era esperado, após alcançar o Brasil em 25 de Fevereiro com a confirmação do Ministério da Saúde, o novo coronavírus vem afetando a economia mundial através de fronteiras fechadas, importações reduzidas e também pequenos negócios que vêm deixando de atender ao público diariamente, prejudicando fluxo de caixa, pagamento de contas ou garantia dos empregos de funcionários.
Agora é momento de ter total atenção e preocupação em minimizarmos os riscos de contágio — importantíssimo para não agravar o prejuízo econômico — mas também é necessário avaliar as oportunidades dessa mudança nas relações de trabalho e nos processos que compõem o negócio.
Nesse contexto, separamos algumas dicas para ajudar empreendedores a contornar essa crise. Confira a seguir.
Avalie seus custos fixos para negociações de contingência
Considerando uma possível queda no movimento, nesse período em que muitas pessoas já estão focando o orçamento para gastos essenciais, é importante avaliar quais custos podem ser negociados com fornecedores, por exemplo.
Liste todos os custos e avalie o que é essencial e o que poderia ser cortado em uma emergência. Caso precise de ajuda nos controles, temos um artigo, escrito pela Economista Késia Kupper, com dicas sobre fluxo de caixa.
Considere ferramentas de atendimento digital para manter a proximidade
Como ainda não se sabe o tempo que será necessário manter certo isolamento social para evitar a disseminação do vírus, uma boa saída pode ser investir no atendimento digital como um diferencial.
Além de ser uma opção para manter a qualidade do atendimento sem o contato humano, para empresas menores também pode ser uma ótima saída para dar conta de todo o movimento, sem deixar o cliente esperando para ser atendido.
Avalie opções de plataformas de venda online e não fique preso só a sua região.
Apenas produtos e serviços de necessidade básica estão autorizados a funcionar normalmente na maior parte do país durante a quarentena. Então, que tal começar a receber pedidos pelo whatsapp? Ou, com uma loja virtual, por exemplo, você consegue organizar todo o fluxo de venda até a entrega do pedido, enviando os produtos com segurança para outras localidades.
Caso seus pedidos sejam locais, você pode entregá-los ou então definir um horário de retirada em seu próprio estabelecimento, dessa forma, você não deixa de atender seus clientes neste momento.
A demanda por negócios que fazem delivery já aumentou
Existem outros profissionais que você pode apoiar durante esse momento. Se seu negócio permitir, organize uma pequena operação de delivery: você pode contar com freelancers para realizar as entregas, seguindo todas as orientações de segurança para evitar a disseminação do Coronavírus no país.
Dessa forma, além de manter as vendas funcionando, é possível beneficiar quem está precisando de uma renda nesse momento econômico do país.
Não deixe de negociar dívidas com seus clientes
Em momentos de incerteza, recuperar valores que já não estavam sendo considerados no orçamento pode ser uma ótima alternativa. Melhor ainda se puder fazer isso sem pagar nada no início, não é mesmo?
Com o Pagou Fácil é assim, você só paga quando realmente receber de seu cliente. Dessa forma, é possível importar todos os títulos em aberto para buscarmos negociação com seus clientes.
Além disso, nem só contas em atraso podem ser importadas para o Pagou Fácil, as contas em dia também, facilitando o pagamento nesse momento em que a orientação é não sair de casa.
Quer entender melhor? Nós te ajudamos. Clique aqui e faça um cadastro gratuito para conhecer a plataforma.