• Mercado de Trabalho
  • Finanças
  • Empreendedorismo
Menu
  • Mercado de Trabalho
  • Finanças
  • Empreendedorismo
Search
Close

Como a taxa Selic impacta sua vida financeira

  • dezembro 18, 2019
Conheça o pagou fácil
taxa selic

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

O Banco Central brasileiro define a cada 45 dias qual é a taxa Selic. Afinal, você sabe como a taxa Selic impacta na sua vida financeira?

A taxa Selic é a taxa básica da economia.

Funciona assim: historicamente o setor público gasta mais dinheiro do que arrecada em termos de impostos. A diferença entre a entrada de dinheiro para o governo e o gasto, quando negativa, é chamada de déficit (se fosse positiva seria superávit).

Para cobrir o déficit público o governo emite títulos. Para que as empresas, os bancos e as pessoas físicas de um modo geral comprem estes títulos ele oferece uma taxa de juros. Esta taxa é exatamente a taxa Selic. Atualmente a taxa está em 4,5% ao ano.

Além de financiar o déficit público esta taxa serve de referência para formar as taxas de juros no mercado financeiro.

Tomemos como exemplo uma instituição financeira qualquer. Esta Instituição pode com o seu próprio dinheiro comprar títulos públicos e ganhar 4,5% ao ano. Sendo assim, se ela não quiser utilizar seus próprios recursos ela irá captar dinheiro junto ao público, os investidores.

Como ela pode destinar o dinheiro para ter uma taxa de 4,5% ao ano, a tendência é que ela ofereça a estes investidores uma taxa de juros menor do que os 4,5% ao ano.

Assim um dos reflexos que pode impactar diretamente sua vida financeira, nesse exemplo, é a redução do ganho financeiro quando for aplicar seu dinheiro no mercado financeiro. Quanto menor a taxa Selic, menores serão os rendimentos de juros.

Na outra ponta, quem precisa de dinheiro emprestado pode conseguir este recurso a uma taxa de juros menor, afinal, a remuneração para quem aplicou o dinheiro foi menor. Vale lembrar que se a taxa Selic subir o efeito é exatamente o contrário do aqui relatado.

A boa notícia é que os juros estão em queda no Brasil, e isso é bom para a economia. Com a taxa Selic mais baixa, o consumo é estimulado, as empresas podem vender mais, lucrar mais e abrirem vagas de trabalho.

Enfim, os consumidores que precisam de recursos ou possuem dívidas, terão o custo menor, diminuindo o comprometimento de sua renda.

Em resumo: com juros menores, perde quem está investindo no mercado financeiro, porém, quem precisa de recursos (empréstimos, por exemplo), tem vantagens, já que o custo é menor, com efeito positivo para a economia.

Sabendo que a taxa Selic está em dos menores níveis já vistos, que tal avaliar o momento para quitar suas pendências financeiras?

 

 

Com Doutorado, Mestrado e Especialização, Reinaldo Cafeo é Economista, Delegado do Conselho Regional de Economia, Consultor Empresarial em Economia e Finanças, Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru e Diretor do Canal Planeta Economia no Youtube.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades!

PrevAnteriorChecklist para você utilizar o 13º salário da melhor forma
PróximoEntenda o método 50-30-20 para organizar seu orçamento agoraNext
Dicas de gestão de cobrança
Finanças

10 dicas de gestão de cobrança para evitar a inadimplência nas instituições de ensino

Está com dificuldades para fazer a cobrança de alunos inadimplentes da sua instituição? Leia o nosso artigo e confira 10

Gestão de cobrança nas instituições de ensino
Finanças

Por que usar uma plataforma de gestão de cobrança na sua instituição de ensino?

Assim como diversos em setores do mercado, a inadimplência também afeta as instituições de ensino. E este é um problema

Recuperação de crédito para Instituições de ensino
Finanças

Como funciona a recuperação de crédito para instituições de ensino?

72,4%, esse é o número da inadimplência nas instituições de ensino superior no Brasil. E como a recuperação de crédito

Saque Aniversário FGTS 2022
Finanças pessoais

Saque FGTS 2022 já começou a ser liberado

Começou na quarta-feira, 20 de abril, a liberação do saque FGTS 2022, pela Caixa Econômica Federal, para os nascidos em janeiro e

Interessado no Pagou Fácil?
Fale com nossos consultores

Canal exclusivo para Sugestões, Dúvidas ou Reclamações:
ouvidoria@pagoufacil.com.br

Para negociar sua conta, clique no botão “Negocie Online”.
Política de privacidade
Facebook Instagram Youtube Linkedin
Usamos cookies para oferecer melhor experiência de navegação, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Para dúvidas, consulte nossa política de privacidade.OkRecusar