fbpx
Close

Checklist para você utilizar o 13º salário da melhor forma

Final de ano é a época preferida de muitos brasileiros. Tipicamente um período de férias, fechamento de ciclos, confraternizações, viagens e também de 13º salário para os que trabalham no regime CLT.

Para muitos, esse tão aguardado dinheiro extra no final do ano representa a chance de realizar alguns desejos de consumo, porém, se utilizado sem planejamento, o 13º salário pode não ser tão bem aproveitado quanto poderia.  

Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar a avaliar sua vida financeira e entender se aquele presentinho de Natal realmente vale a pena, ou se existem usos mais vantajosos para investir seu 13º. Confira! 

  • Faça uma lista de prioridades 

Com um dinheiro extra na mão, a tendência da maioria das pessoas é relaxar um pouco mais com gastos supérfluos, principalmente nessa época em que existem tantas oportunidades de confraternizar e presentear.

Isso não é um problema caso tenha se planejado durante o ano todo para isso. Caso contrário, é importante analisar quais são suas prioridades para não gastar com algo que não seja essencial da sua lista no momento.  

Quer fazer uma viagem no próximo ano? Iniciar uma poupança? Antecipar um financiamento? Qualquer que seja seu objetivo, é preciso planejamento. Com isso em vista, nossa primeira dica é que analise seus planos de curto, médio e longo prazo para entender se esse dinheiro não poderia te ajudar a conquistar um objetivo futuro. 

  • Contas em atraso? Aproveite o 13° salário 

Já falamos no item anterior sobre a importância de definir uma lista de prioridades antes de gastar precipitadamente. Se você possui dívidas ou contas em atraso, nossa segunda dica é que essas sejam suas prioridades com o dinheiro do 13º salário. 

Quanto mais tempo uma conta fica em atraso, maior é o montante de juros que incide sobre o valor. Portanto, se você tem um dinheiro extra, é importante que as contas sejam priorizadas para que o valor, no futuro, não se torne algo impossível de pagar. 

Além disso, com o dinheiro na mão, são muito maiores as oportunidades de conseguir uma negociação vantajosa para solucionar pendências.

Sem boletos em atraso, sem preocupações.

  • Janeiro (e suas contas) vêm aí

IPTU, IPVA, matrículas, uniformes e material escolar para quem tem filhos, e por aí vai. São muitas as contas do início do ano, portanto, se você trabalha com o orçamento mais apertado normalmente, é importante ter uma quantia reservada para não ficar no negativo com as despesas atípicas desse período do ano. 

Faça uma previsão de quais serão seus gastos extras de janeiro/fevereiro e reserve uma parte de seu décimo terceiro para começar o ano com o orçamento equilibrado. 

  • 13º salário e compras de Black Friday 

Neste ano, a data limite de pagamento do 13º salário coincide com a Black Friday. Por isso, a tentação de comprar pode ser ainda maior. 

Caso esteja precisando de algo que pode ter um preço melhor nas promoções desta época, pesquise pelas variações de preço deste produto e veja se é realmente vantajoso comprá-lo no momento. Boas fontes de pesquisa são os sites que apontam as “pegadinhas” de Black Friday que acontecem no Brasil. 

Agora, se os itens que está desejando não são essenciais no momento, também é válido considerar não comprá-los. Poupar este dinheiro este dinheiro para outras prioridades pode ser uma melhor escolha.  

Pronto para usar seu 13º salário da melhor forma? Definindo sua lista de prioridades, com certeza ficará mais nítido quais são seus principais objetivos. Assim, sabendo seus objetivos, você também saberá como esse dinheiro extra pode te ajudar a conquistá-los. 

Quer saber mais dicas como essas? Inscreva-se em nossa newsletter no box da barra direita aqui no blog. 

Related Posts