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Como lidar com os clientes que não pagam?

Como lidar com os clientes que não pagam? Descubra e melhore seus resultados em recuperação de crédito com os clientes inadimplentes. Mas para isso você precisa saber como lidar com esses clientes.

Por isso o empreendedor que atua na área de vendas precisa aprender a contornar situações desagradáveis, cercar os riscos de prejuízo e manter um bom relacionamento com todo tipo de cliente.

Afinal, sem cliente não há negócio e sem pagamento não há lucro. Para garantir bons negócios e boas oportunidades de crescimento, é preciso ter uma boa estratégia para abordar, contatar, negociar e manter o cliente.

Neste post, vamos falar sobre o por que seu cliente não te paga e descobrir como melhorar seus resultados na recuperação. 

Como evitar clientes inadimplentes

Se você já conhece o conceito de inadimplência mas não sabe como identificar esse risco, é preciso ter alguns cuidados para afastar o empreendedor desse mal. Veja como:

  • Conheça seus clientes

Se o perfil do cliente é conhecido, as chances de prever seu comportamento são maiores.

Se o cliente já for antigo, é fundamental avaliar sua trajetória de consumo e de pagamentos. Por isso é importante guardar informações sobre a trajetória do cliente.

Além disso, é importante organizar os dados do cliente, como nome, endereço, e-mail, telefone residencial e do trabalho, celular. Essa base é fundamental para facilitar a cobrança.

  • Lembre o cliente do vencimento da dívida

Isso pode se dar por meio do envio de alertas quando se aproximar a data do pagamento combinado, por mensagem de texto de celular ou por e-mail.

Para ficar menos agressivo, já no ato da venda o cliente pode ser informado de que essa prática é comum no seu negócio, isso já deixa o cliente atento.

  • Incentive o pagamento em dia

Antecipar-se a uma situação de risco pode ser uma excelente estratégia para evitar a inadimplência, estimulado até por meio de um desconto.

Se por acaso as contas estiverem no limite e não for possível receber o que foi negociado, pode-se partir para outras opções:

um crédito na próxima compra, sorteios para os clientes que pagam em dia e promoções específicas para esse público.

Essas iniciativas não só inibem a inadimplência como fidelizam o bom cliente.

  • Conte com a ajuda da tecnologia

Uma base de clientes é algo de muito valor. Ter ao seu alcance dados histórico de compras já realizadas e margem de lucro que o cliente já ofereceu ao negócio é uma poderosa ferramenta para gerar mais vendas e ficar de olho nos clientes com inadimplência.

Existem alguns aplicativos para auxiliar nessa organização de informações. Em geral, eles oferecem recursos para armazenar cadastro de clientes, controle de vendas, catálogo de produtos.

Muitas dessas soluções podem ser acessadas do próprio celular sem limite de lugar ou de horário.

Com elas, é mais fácil planejar as vendas e organizar a rotina de trabalho.

Uma opção para ter o controle de adimplentes e inadimplentes é com a Régua de Cobrança.

Com ela as cobrança não vão mais cair no esquecimento.  Aquela desculpa de “quando sobrar algum tempo eu cobro os inadimplentes” não vai mais existir, graças ao seu serviço automatizado.

Deixe que o Pagou Fácil acione e receba os pagamentos de seus clientes. Reduza sua inadimplência e receba sem burocracia. Experimente essa liberdade para a sua empresa!