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Como ter uma boa relação financeira com seus clientes

Como ter uma boa relação financeira com seus clientes pode favorecer no seu negócio?

Hoje, a relação com o cliente está muito mais dinâmica e pede atenção a uma série de variáveis que antes não apareciam com tanta força nesse processo.

Estamos vivendo em um momento no qual os clientes estão cada vez mais exigentes, demandando muito mais cautela.

Nesse sentido, oferecer um bom atendimento tornou-se essencial e, até mesmo, estratégico para as marcas que querem se destacar no mercado e sair na frente dos concorrentes.

Como falamos, a relação com o cliente não se restringe mais apenas à entrega do produto ou serviço. Agora, está diretamente ligada à experiência que o público tem com a empresa.

Veremos nessa matéria sobre como  ter uma boa relação financeira com seus clientes pode afetar positivamente a sua empresa.

Dê valor aos seus clientes

A interação com as pessoas passa a ser um fator decisivo desde o momento da tomada de decisão até os contatos no pós-venda.

Por isso, todo e qualquer diálogo precisa ser muito bem pensado e conduzido com o máximo de cuidado e respeito.

A empresa precisa fazê-lo se sentir sentir especial e importante, o que um retorno frio jamais conseguirá proporcionar.

Não é prejuízo investir em comunicação

Você pode pensar no possível custo que pode acabar tendo com isso. No entanto, a questão verdadeira é o prejuízo que o negócio terá se perder um cliente.

De acordo com Philip Kotler, renomado teórico do marketing, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais caro que manter os atuais.

Além de oferecer o suporte quando há um problema, é crucial também ser proativo e se antecipar às demandas dos clientes.

Vídeos com tutoriais para ajudar a utilizar o serviço, passo a passo e outros materiais que sirvam para tirar dúvidas.

Um exemplo disso é o e-mail marketing que a Netflix envia para seus clientes com dicas de filmes, séries e outros conteúdos.

É uma maneira de manter contato e, ao mesmo, incentivar o uso do serviço.

Relação com os clientes e fidelização

Tudo isso que falamos até aqui ajuda você a fidelizar o seu cliente. Mas, antes disso, é necessário conhecê-lo.

Saiba quais são suas preferências, o que eles mais buscam, o histórico com sua marca e entenda o que os faz procurarem seus produtos ou serviços.

A tecnologia está aí para ajudar você a ir em busca desses dados, sendo o big data o principal exemplo.

Juntas, essas informações podem ser transformadas na chave para você conquistar a fidelidade do público.

A partir daí, você pode melhorar a comunicação e o atendimento, indo ao encontro do que os clientes buscam, que é a experiência única.

Dessa forma, fica muito mais fácil ganhar a confiança das pessoas, pois elas vão perceber que a sua empresa as conhece e sabem do que gostam.

Tudo isso faz parte de uma experiência que não termina na hora do pagamento.

É como dissemos lá no começo do artigo: se você ainda não adota essas práticas, está mais do que na hora de começar.

Se quiser continuar nessa discussão, temos ainda outros textos que falam sobre marketing e dão dicas valiosas. Confira no nosso blog.

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