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Você sabe a diferença de adimplentes e inadimplentes?

Você sabe a diferença entre clientes adimplentes e inadimplentes?

Saber diferenciar esses dois perfis é muito importante para conseguir elaborar estratégias de recebimento eficientes para sua empresa. 

Se você quer saber mais sobre as principais diferenças entre os perfis de adimplentes e inadimplentes, continue a leitura deste artigo. 

O que são clientes adimplentes?

O termo adimplência é utilizado para pessoas que apresentam a responsabilidade de cumprir com as suas obrigações financeiras. Ou seja, adimplentes são os que mantêm as suas contas em dia, sem deixar passar a data do vencimento e gerar dívidas futuras.

Um cliente é adimplente quando está em dia com as obrigações que acordou com sua empresa.

Quem são os inadimplentes?

Já o conceito de inadimplência se resume ao contrário, ou seja, é a situação das pessoas não cumpriram com as obrigações financeiras de pagar as contas dentro da data de vencimento.

Criam assim, uma série de dívidas que vão se acumulando e gerando consequências mais críticas para sua situação econômica.

Portanto, os clientes inadimplentes são os que estão em atraso com o pagamento dos contratos acordados com sua empresa.

Estratégias para recebimento de clientes adimplentes e inadimplentes

Adimplentes – contas em dia

Hoje em dia, fazer uma compra pode ser muito simples, uma vez que as formas de pagamento são facilitadas. Para o cliente, existem opções como crediário da própria empresa, pagamento com cartão de crédito, enfim, várias opções.

Porém, quando uma empresa vende com pagamento a prazo, não é possível garantir que todos os clientes realmente realizarão o pagamento.

Sendo assim, possibilidade de honrar o pagamento desses débitos é o que irá definir quem são os clientes adimplentes e inadimplentes.

Alguns fatores são importantes para incentivar o pagamento em dia de seus clientes:

  • Facilitar os meios de pagamento (emissão online de segunda via de boletos, por exemplo).
  • Lembretes antes da data de vencimento (por e-mail e sms).
  • Desconto para pagamentos em dia.

Inadimplentes – contas em atraso

Cada vez mais, o número de devedores cresce e isso mostra a falta de conhecimento financeiro para organizar as contas e priorizar os pagamentos pela data de vencimento, evitando os juros que tornam a situação uma verdadeira bola de neve.

Entenda um pouco mais sobre o perfil de inadimplentes, e os principais erros cometidos:

  • Compras de itens que não são de necessidade imediata e que acabam se tornando dívidas;
  • O impulso e falta de conhecimento sobre controle financeiro são os principais inimigos;
  • Ao invés de quitar as dívidas, geralmente priorizam outros compromissos, gerando mais juros que aumentam a dívida;
  • Não sabem como priorizar as contas mais urgentes, e nem como renegociar a dívida.

Portanto, a melhor estratégia para incentivar o pagamento de clientes adimplentes e inadimplentes é ter uma régua de cobrança automatizada.

Com ela, as cobranças não vão mais cair no esquecimento.  Aquela desculpa de “quando sobrar algum tempo, vou cobrar os inadimplentes” não vai mais existir, graças ao seu serviço automatizado.

Deixe que o Pagou Fácil acione e receba os pagamentos de seus clientes em dia, e também dos que estão em atraso. Receba sem burocracia e tenha mais tempo para a gestão do negócio. Saiba mais aqui.

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