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5 dicas de como gerir as suas cobranças

Fazer cobranças é o momento mais desagradável da jornada de relacionamento com o cliente.

Cobrar seus clientes inadimplentes deve ser uma etapa agradável e agil,  de acordo com as políticas estabelecidas pela empresa.

Veremos algumas dicas a seguir de como gerir essas cobranças, a fim de manter um bom relacionamento com o seu cliente e garantir que ele faça o pagamento:

1. Contate o cliente para realizar as cobranças

Lembre seu cliente de pagar! Muitos clientes simplesmente esquecem de pagar. Talvez um e-mail enviado um dia antes do vencimento do título pode ser suficiente para lembrá-los.

Não fique receoso em cobrar! É direito da sua empresa receber pelo produto vendido ou serviço prestado. 

Assim que detectada a dívida é necessário fazer contato com o cliente para cobrar. Quanto mais o tempo passa sem que a cobranças sejam feita, maior a chance do cliente esquecer e não pagar.

2. Registro das cobranças

É muito importante manter o registro das cobranças efetuadas: valores negociados, motivo do atraso, data acordada para o pagamento, nome e cargo da pessoa com quem falou.

3. Acompanhamento dos recebimentos

Agora que o cliente já está ciente da nova data de pagamento, é importante acompanhar os recebimentos para verificar se ele realmente seguiu o que foi negociado e pagou. Caso não tenha pagado, rapidamente a empresa deve fazer novas cobranças.

4. Cálculo do Índice Médio de Inadimplência

O cálculo do índice médio de inadimplência é um importante indicador da saúde financeira do negócio.

Ele é considerado na projeção do fluxo de caixa para uma previsão mais real das contas a receber. Se o índice do seu negócio estiver muito alto (comparado ao mercado em que atua) é necessário, em primeira instância, uma revisão da política de cobrança. Veja a fórmula abaixo:

Índice de Inadimplência = Total das vendas realizadas e não recebidas no período x 100

Total das vendas realizadas no período

5) Não deixe acumular mais de um título em atraso por cliente

Não deixe acumular mais de um título em atraso por cliente. É muito mais fácil cobrar um título do que dois ou mais. Quanto maior o valor, mais difícil de conseguir o crédito no curto prazo. 

Não fique receoso em cobrar! É direito da sua empresa receber pelo produto vendido ou serviço prestado. É claro que a cobrança deve ser feita com educação e empatia, porém você deve ser direto.

Se o cliente se irritar com as cobranças, investigue melhor seu histórico com a empresa (se utiliza bem seus produtos, se tem recompra, se é educado com seus atendentes etc.). Talvez você vai descobrir que não é interessante mantê-lo.

 

Normalmente, as empresas que mais conseguem reaver os valores pendentes são aquelas que possuem uma política de cobrança bem definida, portanto, deixei que o Pagou cuida das suas cobranças, os primeiros 60 dias é por nossa conta !! 

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