fbpx
Close

Orçamento pessoal para controlar suas finanças

O orçamento pessoal, pode ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro, que serve como base para a realização de seus projetos pessoais.

Para ter um bom planejamento, é necessário:

  • Saber onde se quer chegar;
  • Ter uma visão de futuro e de realização de projetos;
  • Estabelecer metas claras e objetivas.

Qual a importância de um orçamento pessoal?

É importante que toda movimentação de recursos financeiros, incluindo todas as receitas, despesas e investimentos, esteja registrada e sistematizada. Assim, é possível prever gastos e organizar as finanças para que permaneçam em equilíbrio.

Com isso, você passa a conhecer a fundo sua situação financeira. A saber quais gastos impactam mais a sua renda, a entender seus hábitos de consumo e a se preparar para situações imprevistas.

Como fazer a gestão do orçamento

O que você precisa ter em mente é que o seu ponto de partida pode apresentar três situações: ser deficitário, quando as os gastos superam os ganhos; equilibrado ou neutro, quando as despesas são iguais às receitas; ou superavitário, quando os ganhos são maiores que os gastos.

A meta da sua gestão deve ser sempre manter o orçamento superavitário, ou seja, o ideal é sempre sobrar dinheiro no fim do mês.

Ao registrar todas as receitas e despesas, você vai conseguir ver para onde está indo o seu dinheiro e, com isso, reorganizar os gastos.

Por onde começar? 

Você pode começar guardando aquilo que sobra no fim do mês, mas deve evoluir até chegar ao ponto desse dinheiro ser separado antes do pagamento de qualquer despesa.

Você pode aplicar em qualquer investimento, como poupança, ações, títulos do governo, enfim, o importante é que essa aplicação se torne um compromisso.

Agora, você até pode encarar porém, é preciso olhar para ele em longo prazo. Você não está gastando, está poupando, ou seja, todo esse dinheiro vai retornar para você no futuro.

Quer saber mais sobre como organizar as suas finanças? Acesse o nosso blog  e descubra os seus aliados no controle financeiro!

E não esqueça, para ter o pagamento e suas cobranças sempre em dia contrate a ferramenta do Pagou Fácil, e tenha o controle de onde vem o e para onde vai o seu dinheiro.

Related Posts