fbpx
Close

5 dicas de Investimento financeiro para o seu dinheiro

Você não precisa ser nenhum consultor de finanças para aprender a fazer o investimento financeiro do seu dinheiro. Parar para ler, estudar e conhecer sobre os principais detalhes que giram em torno de investimentos é essencial para que você alcance prosperidade financeira também nos investimentos.  Nesse texto vamos abordar 5 maneiras de como fazer o seu dinheiro render com inteligência.

Foque na renda ativa

A renda que gera lucro para o investidor, independentemente de ele estar trabalhando ou não, é a renda ativa. Já a renda passiva é o patrimônio que, mesmo diante da possibilidade de valorização, gera despesas. Um imóvel, por exemplo, nem sempre é considerado um ativo.

Invista em educação financeira

Acumular ativos significa aplicar o dinheiro e fazer ele se movimentar. Desse modo, investimentos no mercado financeiro são a forma mais tradicional de se ganhar renda ativa, seja por meio da bolsa de valores ou de fundos imobiliários. Tudo depende de uma boa estratégia de fundamentos da educação financeira.

Investimento a longo prazo

O crescimento significativo do seu investimento não é conquistada de um dia para o outro; é necessário planejamento a longo prazo . Então, é preciso levar em consideração o tempo de cada investimento, pois, amparados nos juros compostos do mercado, eles funcionarão como uma mola propulsora para os seus ganhos. Na prática, é como se você fosse premiado por manter o dinheiro investido por um longo período.

Busque diferentes investimentos

Diversificar investimentos  pode garantir o sucesso das aplicações. Sendo assim, não é aconselhável depositar tudo em apenas uma investimento. Dessa maneira, é possível criar uma espécie de compensação entre os ganhos e as perdas para equilibrar os resultados.

Separar os ativos é importante para a segurança das operações financeiras. Assim, mesmo diante de uma eventual queda, você se mantém tranquilo, uma vez que investir em diferentes investimentos serve como uma espécie de segurança contra oscilações negativas que possam aparecer e fazer você perder todo o seu dinheiro.

Aplicando com sabedoria

A educação é fundamental para se alcançar prosperidade financeira. A maneira mais eficiente de aplicar a sua renda e obter sucesso é conhecendo muito bem onde investir. Para isso, é necessário pesquisar e identificar o modelo de investimento que você busca para o retorno das suas aplicações. 

Um investidor novato tem de estar atento ao mercado e, principalmente, ao contexto da situação econômica vivida pelo país. Nesse sentido, é importante ler textos e artigos e acompanhe a visão de especialistas e profissionais da área.

Há também a opção de investir o seu dinheiro com pouco risco. Apesar da praticidade encontrada nos investimentos feitos em caderneta de poupança, seu rendimento ainda é inferior ao obtido em fundos de investimentos de renda fixa. 

Todo mundo sonha em ter uma vida financeira equilibrada, com todas as contas em dia e ainda com um dinheirinho de reserva. Mas, o que muita gente não sabe é que para ter controle financeiro não basta ter um bom salário. Organizar as finanças depende muito mais da forma como você gasta seu dinheiro, do que de quanto você ganha. Saiba mais no nosso blog sobre os seus aliados no controle financeiro!

Related Posts