fbpx
Close

Você no controle! Faça as pazes com seu dinheiro

Você no controle

 

Atribuir responsabilidade a terceiros: esta tem sido a desculpa de muitos endividados. Em determinado momento é um problema de saúde, depois nascem outras desculpas como a carestia. O certo mesmo que infelizmente muitas famílias não se deram conta que as coisas mudaram e é preciso assumir o controle das finanças da casa.

 

Admitir que há problema

 

Esta é primeira e importante decisão. É preciso admitir que algo diferente deve ser tentado para sair do que Robert Kiyosaki chama de “corrida de ratos” em seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”. Muitas famílias contraem dívidas e vivem para pagar estas dívidas. Vivem rodando sem sair do lugar, semelhante aos hamsters que ficam nas gaiolas. Assumir o diagnóstico que as coisas não estão bem financeiramente permite projetar melhores dias.

 

Ativos devem trabalhar para você

 

Este é o desafio. Parar de contrair dívidas e construir ativos. Quer uma aplicação financeira, quer a compra de um imóvel para renda, quer empreender em atividades lucrativas, seja qual for a opção, quando se adquire ativos o dinheiro trabalha para você. O desafio está no fato de, na média, o brasileiro ter pouca renda, portanto, não há excedentes.

 

Poupar primeiro, gastar depois

Quem consegue acumular riqueza é quem primeiro poupa e depois gasta. A lógica é simples: considerando que nossa propensão para gastar é elevada, esperar pagar por tudo que desejamos para depois guardar uma parte da renda, não vai funcionar. Fatalmente faltará dinheiro. Então inverta: recebeu sua renda, separe um valor e guarde. Por menor que seja o valor, você criará hábito de poupar e quando menos perceber terá acumulado um bom valor.

 

Conhecimento financeiro

Este é um tabu que as pessoas devem quebrar. Muitos falam: “não entendo de finanças”, “estas aplicações financeiras são complicadas”, enfim, são várias as desculpas, contudo, é preciso adquirir conhecimento e aprender conceitos básicos de finanças para dar melhor destino do seu suado dinheiro. Também vale consultar especialistas. O indicativo é, como colocado, ter uma nova atitude ao lidar com o dinheiro. Começar administrando o orçamento da sua casa, por exemplo, já é uma ótima maneira de adquirir conhecimento financeiro. Em minha última coluna, comentei sobre como administrar o orçamento da casa e sair do vermelho em 4 passos!

 

Agora é com você

 

Para assumir o controle de sua financeira é preciso dedicar um tempo para entender como está sua vida financeira. Com as dicas acima é possível dar início ao controle mensal. Liste os gastos em um caderno ou em uma planilha eletrônica. Tenha disciplina e faça os controles diariamente e totalize ao menos uma vez por semana. Agora é com você! Conheça meu canal, Planeta Economia, e coloque o mundo da economia em suas mãos, em um dos meu vídeos, falo sobre o mito da dívida “sumir” depois de 5 anos, Confira!

 

Com Doutorado, Mestrado e Especialização, Reinaldo Cafeo é Economista, Delegado do Conselho Regional de Economia, Consultor Empresarial em Economia e Finanças, Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru e Diretor do Canal Planeta Economia no Youtube.

Related Posts