fbpx
Close

O que fazer com o dinheiro extra do 13º?

 

Dinheiro Extra de fim de ano

Para adquirir o hábito de poupar o indicativo é guardar nem que seja uma pequena parte deste dinheiro extra. Depois disso pague dívidas cujos juros sejam elevados. Nestas modalidades estão enquadradas: rotativo do cartão de crédito, limite do cheque especial e dívida com financeiras. Caso esteja inadimplente, procure o credor para negociar esta dívida e limpe seu nome na praça. Também projete seus gastos de fim de ano e, sendo criterioso, você conseguirá maximizar o uso do dinheiro extra de fim de ano.

 

Organização de sua vida financeira: não adie mais

O fim de ano é sempre um momento de reflexão e de mudanças. Se até agora você não teve tempo para organizar sua vida financeira, não adie mais. Dedique parte de seu tempo listando seus gastos e passe a entender qual a dinâmica do uso de seu dinheiro. Como a fonte de receita é mais fácil controlar o tempo maior será gasto em organizar suas despesas. Após listar tudo classifique as despesas em: ocupação, saúde, educação, transporte, comunicação, lazer e outras. Verifique qual grupo está consumindo mais seu dinheiro e faça projeções de redução destes gastos. Com organização, controle e disciplina é possível economizar e passar a ter uma vida financeira mais saudável. Não adie mais o assumir o controle de sua vida financeira.

 

Suas escolhas definem seu futuro

Todos nós somos hoje o resultado das nossas escolhas realizadas no passado. Em algum momento de nossa vida optamos por um caminho que nos trouxe a este momento.

Na vida financeira as coisas funcionam assim também. Ao escolher uma atividade produtiva esta escolha trouxe os resultados que colhemos agora.

E aqui temos um ponto de reflexão: você está satisfeito com sua vida financeira? Se a resposta for sim, siga em frente, e ainda busque algum ponto para melhorar.

Se a resposta for não, considerando que lá na frente você será o resultado de suas escolhas hoje, é evidente que as coisas precisam mudar já, imediatamente.

Sua mente é seu poder e você precisa utilizá-la para mudar a forma de lidar com as coisas e em especial com seu dinheiro.

Passe a analisar o custo benefício dos produtos e serviços. Pratique ponderar em suas escolhas. Seja racional ao ponto de questionar quais das escolhas recentes você errou na tomada de decisão, e mude a forma de decidir.

Outro aspecto a ser considerado é a realidade de seu dinheiro. Se a fase atual é de baixa renda, suas escolhas quanto aos seus gastos daqui para frente terão ser repensadas.

O fundamental quando não estamos bem é ter determinação para mudar. Se de alguma maneira você continuar agindo de maneira errada, fazendo as mesmas coisas, tomando as mesmas decisões, certamente irá colher os mesmos resultados. E se estes resultados não são bons, é evidente que é hora de mudar. Pense com carinho e mude a forma de lidar com seu dinheiro.

Agora é com você

Para assumir o controle de sua financeira é preciso dedicar um tempo para entender como está sua vida financeira. Com as dicas acima é possível dar início ao controle mensal. Liste os gastos em um caderno ou em uma planilha eletrônica. Tenha disciplina e faça os controles diariamente e totalize ao menos uma vez por semana. Agora é com você! Conheça meu canal, Planeta Economia, e coloque o mundo da economia em suas mãos, em um dos meu vídeos, falo sobre o mito da dívida “sumir” depois de 5 anos, Confira!

 

Com Doutorado, Mestrado e Especialização, Reinaldo Cafeo é Economista, Delegado do Conselho Regional de Economia, Consultor Empresarial em Economia e Finanças, Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru e Diretor do Canal Planeta Economia no Youtube.

Related Posts