fbpx
Close

Fique de olho nos ciclos operacional e financeiro

É muito comum o empreendedor cuidar das vendas e descuidar do controle de seu capital de giro. Um dos grandes vilões da saúde financeira da empresa é o elevado ciclo financeiro.

Para apurar o ciclo financeiro é preciso combinar três importantes indicadores: o prazo médio de estocagem, o prazo médio de recebimento do cliente e o prazo médio de pagamento dos fornecedores.

A pergunta inicial é: caso não comprasse nenhum novo produto para estoque, quantos dias seu estoque atenderia as vendas diárias? Este é o prazo médio de estocagem. No caso das empresas de serviços fica mais fácil porque não possuem estoques de mercadorias.

A segunda questão a ser respondida é: quanto tempo em média seu cliente paga os produtos que adquire em sua loja? Este é o prazo médio de recebimento. E finalmente é preciso saber quantos dias em média o fornecedor concede para sua empresa pagar as compras.

O ciclo operacional é o resultado da soma do prazo médio de estocagem com o prazo médio de recebimento dos clientes. É o tempo médio entre a compra dos produtos para estoque e a efetiva entrada de dinheiro no caixa. Vamos supor que há estoque disponível para 60 dias e um prazo médio para receber dos clientes de 45 dias. Assim o ciclo operacional, neste exemplo, será de 105 dias. Quem financiará operacionalmente este período? Parte será o fornecedor. Supondo que os fornecedores concedem, em média, 50 dias para pagar. O ciclo financeiro será o resultado do ciclo operacional menos o prazo de pagamento aos fornecedores. Neste caso o ciclo financeiro será de 55 dias. Assim a empresa terá que dispor de 55 dias de vendas como capital de giro para suportar o ciclo financeiro.

Na avaliação crítica do exemplo acima seria necessário encurtar o prazo do ciclo financeiro. Assim as ações seriam na direção de reduzir os estoques, reduzir o prazo concedido aos clientes e aumentar o prazo para pagar os fornecedores (envolve negociação).

Empresas e empresários que ficam de olho nos ciclos da empresa administram adequadamente seu capital de giro. Não descuide disso.

Related Posts