fbpx
Close

Dicas para economizar no início de ano

O ano chegou com ele uma série de compromissos financeiros. Além dos gastos normais do mês neste início de ano ocorrem gastos extras. É nesta hora que precisamos ter foco e não deixar que tais compromissos torne o ano financeiramente complicado, ou seja, o desequilíbrio de agora vire uma bola de neve. Agora é hora de economizar!

O primeiro passo para não se “enrolar” financeiramente é ter clareza da dimensão de seus gastos. Uma despesa a mais aqui, um descuido ali, pronto, a renda do mês não cobre as despesas do mês. Algumas famílias se perdem nesta dinâmica e acabam contraindo dividas, e avançam em empréstimos caros como o cheque especial, não pagam integralmente o valor da fatura do cartão de crédito, buscam empréstimos pessoais, entre outros.

O indicativo é listar todos seus gastos. Depois apure o valor total. Confronte este valor com sua renda. Se a conta na fecha economize ou busque renda extra. É o que denominamos saber qual seu padrão de vida, ou seja, o quanto a renda suporta em termos de gastos. Se isso não for praticado, certamente as dívidas virão.

Reúna a família, explique a real situação financeira da casa e estabeleça metas de redução de gastos e aumento de renda.

Faça um esforço para poupar. Isso ajuda em momentos em que as coisas não vão bem. Enfim, os gastos extras de início de ano não devem comprometer o ano todo de sua vida financeira. Foco e determinação que você chega lá.

Os propósitos para 2019

Já fez seus planos para este ano? Certamente passou pela sua cabeça se exercitar mais, beber menos, ser mais paciente com as pessoas, enfim, tornar a vida diária mais leve. O que muitos deixam de projetar é como será sua vida financeira. Parou para determinar sua real capacidade de gerar renda? Colocou como prioridade ampliar seus conhecimentos, participando de cursos e treinamentos? Estabeleceu metas de crescimento profissional? Vai apostar mais firmemente em sua carreira? O pior dos mundos é deixar a vida te levar. É preciso induzir o crescimento profissional. Quem investe na carreira colhe bons frutos e prospera. Os acomodados perdem espaço.

Em ambiente de negócios, cada vez mais competitivo, não há espaço para preguiça. Lembre-se: não é maior que engole o menor e sim o mais rápido que ultrapassa o mais lento. Dose sua velocidade e saia na frente no mercado de trabalho. Planejar a carreira este é o indicativo.

Dicas para economizar

Uma dica para economizar nas compras mensais é estabelecer um calendário de compras. Funciona assim. Por exemplo, os meses pares, serão aqueles para comprar vestimentas de uma forma geral. Assim a compra de roupas e sapatos seriam realizados somente em fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Neste caso, para não gastar com exagero é preciso comprar somente o que irá fazer reposição. Se for comprar uma camisa, por exemplo, verifique em seu armário se poderá descartar uma camisa mais velha e assim por diante.

Já nos meses ímpares, ou seja, janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro você faria outros tipos de compras, como a manutenção da casa, entre outras. Isso tudo para disciplinar nossa mente e economizar dinheiro.

O consumo consciente e o gasto dentro do limite da renda são condições que contemplam melhoria na qualidade de vida.

É preciso ter uma nova atitude para lidar com o dinheiro. A disciplina faz com que estabeleçamos limites e não nos deixemos levar pelo consumismo.

Considere viver com mais simplicidade e regule seus gastos dentro do limite de sua renda, sempre na perspectiva de ter um excedente para emergências. Exercite isso, você vai ver que o resultado final será muito bom.

Compras cooperadas

Compras cooperadas. Este pode ser o caminho para economizar nas despesas mensais. Se você parar para pensar todas as famílias têm gastos parecidos. Imaginou reunir os vizinhos e comprar os produtos básicos em quantidade? Arroz, feijão, óleo, enfim, os produtos não perecíveis. Até mesmo verduras podem entrar na lista. Em economia denominamos de economia de escala, ou seja, ganhar desconto, pagar menos, comprando em quantidade. Isso vale também para o material escolar.

Estamos na era do compartilhamento, como por exemplo, com uso mais racional dos automóveis e precisamos compartilhar também novas formas de adquirir bens e serviços. No começo da um pouco de trabalho, mas com o passar do tempo você verá que o compartilhamento trará economia de tempo e dinheiro. Inclusive os aplicativos de celulares podem ser grandes aliados nesta tarefa.

Quem sabe o quanto é difícil ganhar o dinheiro mensal, sabe que cada centavo economizado fará toda diferença no fim do mês.

Cooperar, compartilhar caminhos para economizar. Pense nisso.

Com Doutorado, Mestrado e Especialização, Reinaldo Cafeo é Economista, Delegado do Conselho Regional de Economia, Consultor Empresarial em Economia e Finanças, Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru e Diretor do Canal Planeta Economia no Youtube.

Related Posts