fbpx
Close

Conheça seus aliados no controle financeiro!

Todo mundo sonha em ter uma vida financeira equilibrada, com todas as contas em dia e ainda com um dinheirinho de reserva. Mas, o que muita gente não sabe é que para ter controle financeiro não basta ter um bom salário. Organizar as finanças depende muito mais da forma como você gasta seu dinheiro, do que de quanto você ganha.

 

Por isso, confiar nas contas mentais pode não ser uma boa ideia, já que registrar tudo torna mais fácil visualizar o quanto tem sido gasto em cada categoria (gastos essenciais, extras, supérfluos, etc.) e te ajuda a enxergar onde podem haver pequenos cortes para que consiga economizar e pagar suas dívidas, ou até mesmo começar a poupar.

 

Pensando em te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas muito importantes para que comece agora mesmo a ter controle financeiro de uma forma simples e eficaz. Confira a seguir.

 

Tenha listas para tudo!

 

O primeiro passo para manter o controle financeiro é criar o hábito de fazer listas. Ter listas de compras no supermercado, por exemplo, é um dos caminhos para economizar significativamente, como já mostramos nesse artigo.

 

Mas, além do supermercado existem outras compras que podem ser controladas por meio de listas como compra de roupas, por exemplo, uma vez que para fazer listas você é forçado a parar para analisar o que já possui e evita comprar o que não precisa, e é aí que está a grande vantagem.

 

Vamos imaginar uma situação comum: você olha no guarda roupa e chega à conclusão de que está precisando de roupas novas. Então, ao passar pelo shopping resolve dar uma olhadinha nas lojas para ver se encontra alguma peça interessante. Com tantas opções, você acaba comprando 3 peças que encontrou na promoção no impulso por estar precisando de roupas novas. Mas, ao chegar em casa você percebe que de nada adiantaram as 3 blusinhas novas que comprou, pois uma nova calça jeans faria mais diferença no momento.

 

Parece bobagem, né? Mas todo esse tempo e dinheiro gastos em uma compra mal planejada podem fazer uma diferença enorme. Imagine tudo isso então ao longo de um ano e em diversas outras categorias.

 

Faça as pazes com as planilhas de controle financeiro

 

Assim como as listas, o Excel é mais um importante aliado para te ajudar a manter o controle financeiro.

 

Comece registrando durante um mês inteiro todos os seus gastos (todos mesmo, até aquele sorvetinho do fim de semana) em uma planilha, e pare para analisar no fim desse período. Dessa forma, você conseguirá enxergar quais têm sido suas maiores despesas, com qual supérfluo tem gasto mais do que deveria, o quanto tem pago de juros e uma série de outras coisas que, sem registrar, não seria capaz de perceber.

 

Depois, você pode começar a prever também os próximos meses. Por exemplo, se você tem gastos fixos como aluguel, condomínio, internet, energia, conta de celular e alimentação, você pode registrar em sua planilha como uma quantia que sabe que terá de gastos para o próximo mês, e então nem contar com essa parte de seu salário que já está comprometida.

 

Assim, você pode se programar para fazer compras parceladas, por exemplo, tendo em mente o quanto de seu salário pode ser comprometido em cada parcela, sem estourar a conta todo mês.

 

Desfrute da tecnologia

 

Se você não é fã de planilhas, essa dica vai te ajudar muito a manter o controle financeiro. Você não precisa se tornar expert de excel nem usar parte do seu tempo analisando seus gastos, pois existem aplicativos que fazem isso por você.

 

O Guiabolso é um aplicativo grátis que evita todo o trabalho que você teria com as planilhas. Ao ser sincronizado com sua conta bancária, o aplicativo organiza automaticamente todos os seus gastos em categorias para que você consiga visualizar quais são seus tipos de despesas. Assim você não precisa mais guardar notas fiscais nem criar o hábito de registrar todos os dias na planilha o quanto gastou.

 

Você também pode sincronizar mais de uma conta ou cartão e manter todas essas informações centralizadas. E, além disso, o Guiabolso também dá dicas diárias e personalizadas sobre o que fazer com seu dinheiro.  

 

É tão fácil que você vai achar que é mágica!

 

Até parece propaganda! Mas é uma ferramenta que confiamos e sabemos o quanto pode contribuir para manter o controle financeiro de forma simples e eficaz. E você também pode se despreocupar quanto à segurança da integração com suas contas bancárias, pois o aplicativo é tão seguro quanto o dos grandes bancos.

 

Conhecer seus hábitos de consumo é muito importante para entender de que forma você utiliza sua renda, e quais despesas poderiam ser reduzidas. Dessa forma, é possível se planejar para quitar uma dívida ou planejar uma viagem, por exemplo.

 

Que tal começar agora mesmo? O download do Guiabolso é gratuito. Além desse aplicativo que te ajuda a manter o controle financeiro, você também pode contar com diversos outros para conseguir uma renda extra, como explicamos nesse artigo. Assim, além de ter controle financeiro você também pode aumentar seus ganhos para atingir aquele objetivo sonhado.

 

Quer mais dicas como essas? Cadastre seu e-mail abaixo!

Related Posts