fbpx
Close

Conheça o Encceja para terminar o ensino médio!

Apesar de parecer um grande obstáculo para quem está à procura de melhores oportunidades, terminar o ensino médio pode proporcionar muitos benefícios ao trabalhador que terá maior acesso a vagas de emprego.

Sabemos que nem todos têm as mesmas possibilidades de acesso à educação para conquistar empregos melhores, e que voltar a estudar após a idade escolar convencional pode ser um grande desafio.

Para te ajudar nesse desafio, listamos as principais vantagens e as formas pelas quais você pode conseguir terminar o ensino médio e conquistar um emprego melhor.

 

Vamos imaginar a seguinte situação:

 

Maria é uma dona de casa de 40 anos que cursou apenas o ensino fundamental, já é casada e tem dois filhos. Como a maioria das pessoas de sua época, começou a trabalhar muito cedo, o que a impossibilitou de continuar os estudos.

Assim, mesmo trabalhando desde muito cedo, Maria nunca alcançou uma remuneração muito alta, pois os empregos que teve não lhe ofereciam oportunidades de crescimento.

Com dois filhos e o orçamento apertado, portanto, ela acabou utilizando o cartão de crédito com frequência para gastos não previstos durante o mês.

Então, em uma determinada ocasião a empresa para a qual Maria trabalhava como auxiliar de limpeza precisou diminuir o quadro de funcionários pela metade, fazendo com que ela perdesse seu emprego.

Agora, à procura de um novo emprego, Maria percebeu que existem pouquíssimas vagas para quem não possui o ensino médio completo e está aflita pensando em como conseguir uma nova oportunidade, já que seus gastos no cartão se acumularam, graças a conta do supermercado, e hoje se tornaram uma dívida com juros altos.

 

Quais vantagens Maria teria em terminar o ensino médio?

 

Em situações como essa que analisamos, os dados para quem busca por vagas de emprego sem ter concluído o ensino médio não são animadores. Existem pesquisas que indicam que as vagas para trabalhadores que possuem apenas ensino fundamental encolheram, e que o setor que mais contrata, nesse caso, é o agropecuário.

Portanto, uma das primeiras vantagens que Maria perceberia ao terminar o ensino médio é a maior quantidade de vagas de emprego disponíveis no mercado. Com mais vagas disponíveis, portanto, a probabilidade de ser contratada também aumenta. Além disso, com maior escolaridade, as chances de alcançar melhores salários e cargos com um pouco mais de estabilidade também são maiores – existem até mesmo vagas de concursos públicos para candidatos com ensino médio.

Outra vantagem é que para conseguir se matricular em determinados cursos (técnicos, por exemplo) é necessário ter concluído o ensino médio. Assim, caso trabalhadores como Maria queiram, a longo prazo, melhorar ainda mais seu currículo, a falta do ensino médio poderia ser um impeditivo dependendo da área escolhida.

Pois bem, se você se identificou com a situação de Maria, pode estar se perguntando:

 

– Mas, como vou conseguir terminar o ensino médio se não posso mais frequentar a escola normalmente?

Vejamos quais são as principais opções possíveis:

 

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

 

Antes conhecido como Supletivo, o EJA é uma modalidade de ensino destinada a quem não teve acesso à escola na idade convencional, e inclui os níveis fundamental e médio. Com o EJA, qualquer aluno com mais de 18 anos e que deseja retomar os estudos pode concluir o Ensino Médio (1º ao 3º ano) em dois anos.

É possível encontrar programas de EJA presencial ou até mesmo à distância, contanto que o aluno atinja os 75% de presença exigidos para aprovação.

 

O que é Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos)?

 

O Encceja é uma prova de certificação do Ensino Médio realizada anualmente, e é uma das alternativas para quem deseja concluir o ensino médio e não está matriculado em nenhuma escola.

No Encceja, o candidato (acima de 18 anos) precisa atingir a pontuação mínima para conquistar o certificado (emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação) de conclusão do ensino médio. As inscrições são gratuitas e você pode obter maiores informações diretamente no portal do INEP.

Uma informação importante é que a prova do Encceja substituiu, a partir de 2017, o ENEM como obtenção do certificado do Ensino Médio, já que o Exame agora não pode mais ser utilizado para quem não está regularmente matriculado no ensino médio.

 

Centros Estaduais de Educação Continuada (CESECS)

 

Os CESECs são centros de educação de jovens e adultos mantidos pelo Governo do Estado, com certificado válido em todo o território nacional.

Diferente do EJA, no CESEC o aluno pode cursar o Ensino Médio em modalidade semipresencial, ou seja, sem a obrigação de cumprir carga horária, podendo concluir as matérias de acordo com sua disponibilidade. Para quem possui pouco tempo, pode ser uma ótima opção procurar por um CESEC em sua cidade.

 

Ensino Médio Regular

 

Para os que possuem uma disponibilidade de tempo um pouco maior, matricular-se regularmente em uma escola de ensino médio também é uma alternativa. Nessa modalidade, o estudante deve frequentar os três anos atingindo o mínimo de 75% de presença.

Uma das possibilidades dessa modalidade é escolher por escolas que ofertam o ensino técnico atrelado ao ensino médio, possibilitando ao aluno se formar com uma qualificação profissional.

Portanto,  terminar o ensino médio é um passo importante em busca de melhores oportunidades de emprego. Em casos como o de Maria, por exemplo, um emprego com salário compatível ao nível médio poderia ajudá-la a ter um orçamento maior para quitar suas dívidas com o cartão.

Mas, também sabemos o quanto pode ser um desafio voltar a estudar depois de tantos anos, principalmente quando a preocupação principal é o orçamento da casa. Por isso, preparamos um artigo especial listando os principais aplicativos para ganhar renda extra. Assim, enquanto conclui seus estudos você pode encontrar alternativas para conseguir manter sua renda.

 

Quer continuar recebendo dicas como essa? Preencha seu e-mail e continue recebendo dicas como essa!

Related Posts